Poseidon – Deus dos mares na mitologia grega

O deus dos mares, Poseidon, após destruir o pai, Cronos, recebeu a autorização para governar o mundo, junto com seus irmãos, Zeus e Hades.

0

Na mitologia grega, Poseidon é o deus dos mares, dos terremotos, das tempestades e dos cavalos. Ele ainda é o protetor das águas e auxiliar dos marinheiros.

Segundo as lendas, o deus era muito violento e instável. Ele era considerado vingativo e com humor difícil de lidar. Dentre os vários momentos que exemplifiquem sua raiva, pode-se citar quando ele arrancou o olho do pai de um inimigo.

Ao lado de Zeus, deus dos deuses, e Hades, deus do submundo, Poseidon é um dos três governantes do mundo. Ele vivia na profundeza dos oceano e das tempestades.

Quem foi Podeidon? 

Podeison era representado com barbas e com o seu tridente na mão. Ele era casado com  Anfitrite, uma ninfa do mar, que após o casamento, acabou se tornando a deusa das águas calmas e rainha do oceano.

O deus era apaixonado por sua irmã, Deméter. Ela, para fugir do irmão, se transformou em um cavalo. Poseidon, da mesma forma, foi atrás dela. Com isso, acabaram gerando Arion.

Ele ainda teve outros filhos, como Tritão, metade homem e metade peixe, com a ninfa Anfitrite, e Pégasos, um cavalo voador, com Medusa.

História de Poseidon

Segundo as lendas, Poseidon não foi engolido pelo pai, Cronos, como seus outros irmãos. Isso aconteceu porque sua mãe simulou ter dado a luz a um cavalo. O mesmo foi feito com Zeus, o deus dos deuses.

Ao derrotar os Titãs, Hades, Poseidon e Zeus tiveram autorização para governar o mundo. Nisso, Hades escolheu o submundo, Zeus os céus e Poseidon as águas.

Na história da Guerra de Tróia, Apolo e Poseidon ajudaram o rei na construção dos muros da cidade. Foram prometidas recompensas a eles, mas os deuses teriam sido enganados, pois o rei não cumpriu.

Enfurecido, Poseidon se vingou de Tróia, enviando um monstro no mar, que destruiu toda a terra. Além disso, durante a guerra, ele ajudou os gregos.

Curiosidades sobre Poseidon 

Veja agora algumas curiosidades sobre o deus dos mares, Poseidon:

  • Poseidon teve outros filhos fora do casamento, como o Ciclope e Orion, que eram conhecidos por sua crueldade.
  • Poseidon disputou com Atena, a deusa da sabedoria, para ser o deus da cidade que atualmente é conhecida como Atenas. Porém, a deusa ganhou a disputa e a cidade ganhou seu nome.
  • Com seu tridente, o deus causava maremotos, tremores, além de fazer brotar água do solo.
  • A princípio, a esposa de Poseidon, Anfitrite, o recusou e se escondeu nas profundezas do oceano. Com o tempo, ela mudou de ideia e foi atrás do deus, com quem se casou.
  • Na mitologia romana, Poseidon é conhecido como Netuno.

Veja também:

você pode gostar também