Guerra de Troia

A Guerra de Troia foi um conflito ocorrido entre os gregos e os troianos.

0
O que foi a Guerra de Troia? Foi um conflito ocorrido entre os aqueus (gregos da Grécia antiga) e os troianos que habitavam a região da atual Turquia.

A mais famosa das guerras teria durado cerca de 10 anos, entre os séculos 1300 a.C. e 1200 a.C. É importante ressaltar que não se sabe se a guerra realmente aconteceu ou se foi apenas um dos vários mitos gregos.

Causas

De acordo com a lenda, a causa da Guerra de Troia se deu a partir do rapto da princesa Helena de Troia, esposa do rei Menelau, por Paris Alexandre (filho do rei de Troia, Príamo).

Durante uma visita diplomática de Paris à Esparta, ele teria conhecido Helena e se apaixonado por ela. Dessa maneira, ele decide raptar a princesa, a levando para Troia.

Ao tomar conhecimento do rapto, Menelau declara guerra a Troia e tenta reunir as tribos gregas contra os troianos. Entretanto, Troia era cercada por uma imensa muralha.

A guerra

Esse conflito representou o fim da era dos heróis e o início da era dos homens comuns.

Menelau organizou um exército comandado pelo seu irmão, o general Agamenon, para hostilizar os troianos.

Cerca de mil navios atravessaram o mar Egeu rumo à Troia. Ao longo de dez anos diversos soldados de ambos os lados morreram.

Fim da guerra

O fim do conflito se deu quando Odisseu teve a ideia de criar um enorme cavalo de madeira que seria dado ao rei Príamo, como forma de os gregos demonstrarem sua “desistência” da guerra. O presente simbolizaria um sinal de paz.

Entretanto, dentro do cavalo havia milhares de soldados gregos que invadiram Troia e a destruíram completamente. Somente as crianças e as mulheres foram poupadas e depois, transformadas em escravas.

Com a vitória dos gregos sobre os troianos, teve fim a guerra mais famosa da história, a Guerra de Troia.

Filmes que retratam a Guerra de Troia

  • A Guerra de Troia (1961)
  • Helena de Troia (2003)
  • Troia (2004)

Saiba mais em:

você pode gostar também