Deus Hermes – O mensageiro dos deuses

O deus Hermes tinha a habilidade de viajar muito rápido e por isso, executava com excelência a atividade de mensageiro dos deuses.

0

Hermes foi um dos deuses gregos que viviam no Monte Olimpo.  Ele era conhecido como o deus do comércio, ladrões, viajantes, esportes, atletas e guia para o submundo. Ainda mais, ele era considerado um ser astuto e trapaceiro.

Além disso, Hermes era o mensageiros dos deuses. Essa tarefa era muito bem executada pela divindade, levando em consideração que o deus possuía a capacidade de viajar muito rápido.

Hermes ainda tinha muita facilidade em se mover entre os reinos dos deuses, humanos e mortos.

O deus era representado com uma figura jovem e atlética. Sua supervelocidade era originada das sandálias aladas e ainda do boné alado. A divindade também contava com um equipamento nomeado como caduceu, que possuía asas no topo e se entrelaçava em duas cobras.

Quem foi Hermes? 

Hermes, como citado anteriormente, era conhecido como o mensageiro dos deuses. Por este motivo, ele aparece muito nas histórias da mitologia grega. Ele executava essa atividade com muita excelência, por conta de sua velocidade e habilidade de orador.

Os comandos de Zeus eram levados por Hermes, que eram encaminhados para outros deuses e criaturas.

Além disso, ele era visto como um ser trapaceiro. Em muitos contos, cita-se que ele não usava da força para vencer as batalhas, mas de toda essa astúcia e ainda inteligência.

Sua grande inteligência também o fez ser considerado o deus da invenção. Ele criou várias coisas, incluindo os números, alfabeto grego, boxe, ginástica, astronomia, música e, alguns contos, o fogo.

História de Hermes

Hermes era filho de Zeus, o deus dos deuses, e da ninfa da montanha Maia, que deu a luz em uma caverna na montanha e depois adormeceu. Então, o recém-nascido escapou e ainda roubou gados do deus Apolo.

Na volta para caverna, Hermes encontrou uma tartaruga e inventou um instrumento musical de cordas, nomeado como lira.

Mais tarde, Apolo percebeu o roubo e exigiu que Hermes devolvesse o gado. Apesar disso, ao ouvir o som da lira, ele ficou tão impressionado que deixou o deus mensageiro continuar com o gado, em troca do instrumento.

Com a lira, Hermes ainda conseguiu, em outro episódio, acalmar o Argus gigante, que tinha cem olhos, e ainda matou o monstro, para resgatar a donzela Io.

Em outro momento, Hermes, com suas habilidades para trapacear, assumiu o disfarce de comerciante de escravos e vendeu o herói Héracles à rainha da Lídia. Além disso, ele ainda ajudou Hércules a capturar o cão de três cabeças Cérbero do submundo.

Curiosidades 

Confira abaixo algumas curiosidades sobre Hermes:

  • Hermes costumava se disfarçar como viajante para testar a hospitalidade dos mortais;
  • Em muitas situações, ele se dava o trabalho de resgatar e cuidar das crianças de Dionísio, Arcas e Helena de Troia;
  • Um de seus outros trabalhos era buscar Persephone  (deusa da agricultura e das estações do ano) do deus Hades, no submundo.

Veja também:

você pode gostar também