Hélio – Personificação do Sol na mitologia grega

Mesmo que muito confundido com o deus Apolo, o titã Hélio é o Sol em forma humana, sendo considerado a personificação do Sol.

Na mitologia grega, o deus Apolo era considerado o deus do Sol. No entanto, já existia uma figura mítica anterior a ele que era conhecido como a própria personificação do Sol, o titã Hélio.

Quem é Hélio

Hélio é um titã da segunda geração, filho do titã Hiperíon e da titânida Téa. Ele é irmão de Eos, a personificação do amanhecer, e Selene, a personificação da Lua. Para entender a posição de Hélio em comparação aos deuses mais famosos, como Afrodite e Ares, é preciso compreender a história dos deuses nos mitos.

Na linha cronológica da mitologia grega, existia o Caos, um vazio primitivo anterior a todas as coisas. Dele, surgem os deus primordiais, como Gaia (a Terra) e o Tártaro (o mundo inferior).

Desses deuses primordiais, nasceram os titãs e outras criaturas. O rei dos titãs, Cronos, continuou o reinado perverso de seu pai, até que seus filhos, os deuses Zeus, Poseídon e Hades, deram início a Era dos Deuses e passaram a viver no topo do monte Olimpo.

Assim, parte dos titãs foi condenada ao Tártaro e deixou de fazer parte do imaginário da Grécia Antiga. Enquanto isso, alguns deuses primordiais e titãs que personificavam algo, como Hélio, passaram a ser vistos como deuses menores ou foram misturados a outros deuses.

Personificação do Sol

No grego, Hélio significa, literalmente, “Sol“. Sendo assim, o titã Hélio foi descrito nos mitos como o astro solar em forma humana. Por isso, o titã era representado como um homem que cruzava o planeta em uma carruagem para trazer o dia.

No entanto, esse mito remete ao período em que os titãs dominavam o planeta. Com a ascensão dos deuses olímpicos, muitos mitos começaram a atribuir a função e a figura de Hélio ao deus Apolo, sem distinção entre os dois seres.

Inicialmente, Apolo era uma divindade que representava a arte, a música e a medicina, entre outras coisas, sendo o deus de tudo que é ligado à “luz da vida”. O culto e os mitos de Apolo se tornaram mais populares e o deus também passou a ser o deus do Sol, já que o Sol é a fonte de luz da vida, tirando o lugar de Hélio.

História de Hélio

Existem poucos mitos sobre Hélio. O mais popular é o que conta a sua jornada ao redor da Terra todos os dias. O titã circundava o planeta em uma carruagem puxada por quatro cavalos de fogo diariamente.

Quando ele atravessa os portais dos céus, abertos pela deusa Eos, o dia se inicia. Ao terminar sua volta, a noite se inicia, sendo conduzida por sua irmã Selene, a personificação da Lua.

De acordo com os mitos, nada escapa à visão do titã. Por isso, ele era frequentemente conjurado para atuar como testemunha em questões mal resolvidas.

Curiosidades

  • A palavra “heliocêntrico”, ou seja, o sistema em que coloca o Sol como centro do Sistema Solar, deriva do nome de Hélio.
  • Hélio foi quem denunciou a traição de Afrodite com Ares para Hefesto.
  • Na mitologia romana, Hélio é o deus Sol Invicto, sendo o deus oficial do Império.
  • O dia de culto oficial do deus Sol Invicto era 25 de dezembro, que se tornou a data do nascimento de Jesus, quando o cristianismo se tornou a religião oficial do Império Romano.

Veja mais:

você pode gostar também
Deixe um comentário