Muitas pessoas em algum momento da vida descobrem que têm pedras na vesícula, uma doença onde pequenas pedras se formam e se acumulam dentro da vesícula biliar. Essa doença também pode ser chamada de colelitíase.
A vesícula biliar é um órgão que está junto ao lobo inferior direito do fígado, na parte de baixo da barriga. A bile produzida no fígado é uma mistura de substâncias que ajuda na digestão, ela fica armazenada na vesícula até que seja requisitada pelo duodeno.
O que causa pedra na vesícula?
As pedras na vesícula são formadas por substâncias em excesso que são depositadas junto com a bile na vesícula. A principal delas é o colesterol que faz parte da constituição da bile e pode causar cristais que se acumulam na vesícula.
A bilirrubina também é uma substância que pode se cristalizar e impedir a vesícula de se esvaziar completamente, formando as pedras que causam a doença.
Sintomas de pedra na vesícula
As pedras na vesícula podem ser assintomáticas para muitas pessoas. Entretanto, as pedras podem causar uma inflamação na vesícula e causar os seguintes sintomas:
- Dores abdominais são as primeiras manifestações dessa doença são dores agudas na parte de baixo do lado direito da barriga.
- Dores de cabeça, febre e calafrios.
- Dor nas costas do lado direito.
- Náuseas e vômitos após a ingestão de alimentos gordurosos ou frituras.
- Icterícia caracterizada por amarelado na pele e nos olhos, indica aumento de bilirrubina nos tecidos do corpo.
- Diarreia e fezes esbranquiçadas.
- Urina escura.
- Inchaço abdominal.
Tratamento
O tratamento de pedras na vesícula geralmente é feito por meio cirúrgico onde a vesícula é retirada. No entanto, o ideal é que tenhamos uma alimentação balanceada para evitar o acúmulo de substâncias dentro da vesícula.
Pedra na vesícula é perigoso?
As pedras na vesículas podem causar algumas complicações se não forem tratadas:
- Inflamação da vesícula biliar: essa inflamação causa dor intensa e inchaço da vesícula o que pode causar a ruptura dela. Essa situação precisa de uma intervenção cirúrgica imediata ou pode levar a pessoa a morte.
- Obstrução de canais biliares: nesse caso a pessoa fica com icterícia e ocorrem lesões no fígado.
- Obstrução do canal pancreático: causa pancreatite, uma inflamação que necessita hospitalização ou pode levar a morte.
- Câncer na vesícula: as pessoas com pedras na vesícula possuem maior risco de desenvolver câncer nesse órgão.
Veja também: