O acúmulo de glicose no sangue pode provocar a diabetes, conhecida também como hiperglicemia. O diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina ou má absorção desse hormônio que regula a quantidade de glicose disponível no sangue.
A insulina é o hormônio responsável pela quebra das moléculas de glicose que é transformada em energia disponível para todas as células do corpo.
O diabetes provoca o aumento das taxas de glicemia e provocar complicações no sistema cardiovascular, na visão, nos rins e no sistema nervoso, podendo levar o paciente a morte se não for tratada.
Qual o nível de glicose normal?
- Normal: 80 e 100 mg/dl de sangue
- Pré-diabetes: 110 e 126 mg/dl de sangue
- Diabetes: acima de 126 mg/dl de sangue
O paciente pré-diabético pode reverter a situação com adoção de uma alimentação saudável, pobre em carboidratos, e prática de exercícios físicos.
Mas quando o paciente já se encontra diabético, além dos hábitos de vida saudável, em muitos casos é necessário que o paciente faça uso contínuo de insulina para controlar os níveis de açúcar no sangue.
Tipos de diabetes
- Diabetes tipo 1: geralmente esse tipo de diabetes acomete crianças e adolescentes, mas também pode acontecer em adultos. Por ser uma doença com predisposição genética, deve-se acompanhar regularmente pessoas que possuem casos na família.
- Diabetes tipo 2: na maioria das vezes ocorre em adultos com insuficiência na produção ou aproveitamento da insulina produzida pelo corpo. Esse tipo está diretamente relacionado ao sobrepeso, sedentarismo e hipertensão.
- Diabetes gestacional: é o aumento dos níveis de glicose que ocorre no sangue das mulheres grávidas. É importante que a diabetes gestacional seja diagnosticada durante o pré-natal para evitar problemas durante a gravidez e o parto.
Sintomas da diabetes
Os sintomas podem variar de acordo com o tipo de diabetes, mas os mais comuns entre todos os tipos são:
- Excesso de fome
- Aumento da sede
- Aumento da frequência urinária
- Mudanças repentinas de peso
- Fraqueza e fadiga muscular
- Mudanças de humor
- Náuseas e vômitos
- Formigamento em mãos e pés
- Visão embaçada
- Ferimentos que demoram a cicatrizar
Tratamento do diabetes
O principal tratamento do diabetes é fazer uma dieta pobre em carboidratos e praticar exercícios físicos. No entanto, nos casos mais graves se faz necessário a complementação de insulina no organismo, seja de forma oral ou injetável.
A pessoa diabética deve estar sempre controlando os níveis de açúcar no sangue, para evitar que ocorram complicações que podem deixar o paciente cego, com problemas renais graves e até levá-lo ao coma.
Prevenção do diabetes
A melhor forma de prevenir o surgimento do diabetes é adotar hábitos de vida saudável, reduzir o consumo de sal e açúcar, não fumar, praticar exercícios e evitar o sobrepeso.
Veja também: