O que é aquecimento global
O aquecimento global corresponde ao aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera. Confira suas causas e efeitos.
O aquecimento global se refere ao aumento da temperatura média dos oceanos e da atmosfera terrestre. Essa elevação é causada pelas emissões de gases que intensificam o efeito estufa.
O aumento de temperatura acontece desde meados do século XIX e prosseguirá enquanto a emissão de gases como dióxido de carbono e metano (principais gases do efeito estufa) aumentarem.
As atividades humanas, principalmente a queima de combustíveis fósseis e a mudança do uso da terra, como o desmatamento, por exemplo, intensificam ainda mais um estilo de vida insustentável. Isso contribui para o aquecimento global.
Como acontece o aquecimento global?
Com o aumento da concentração dos gases de efeito estufa, são provocadas alterações nas trocas de calor. Assim, a maior parte desses gases fica retida na atmosfera e como consequência, acontece o aumento da temperatura, que gera o aquecimento global.
São as atividades humanas que resultam no aumento da emissão dos gases do efeito estufa. Isso começou no século XVIII, graças à Revolução Industrial e permanece até os dias atuais.
Os gases do efeito estufa
O acúmulo dos gases do efeito estufa na atmosfera faz com que exista maior retenção de calor no planeta.
Confira agora quais os gases do efeito estufa:
- Clorofluorcarbonos (CFC);
- Dióxido de Carbono (CO2);
- Dióxido de Enxofre (SO2);
- Metano (CH4);
- Monóxido de Carbono (CO);
- Óxido de Nitrogênio (NxOx).
Causas do aquecimento global
A principal causa do aquecimento global é a emissão de gases do efeito estufa. Estes são originados das atividades humanas, que aumentaram em 70% no período de 1970 e 2004.
Dentre essas atividades, as principais são:
- Atividades Industriais;
- Desmatamento;
- Queimadas;
- Uso de combustíveis fósseis.
Consequências do aquecimento global
Como dito anteriormente, os gases originados da ação humana formam uma cobertura na atmosfera terrestre. Com isso, é impedido que a radiação solar, refletida pela superfície em forma de calor, se dissipe para o estado.
Dessa forma, são geradas várias consequências, como a mudança na composição da fauna e da flora, extinção de espécies, secas mais frequentes, mudanças climáticas e ainda derretimento de frandes massas de gelo nos polos.
Veja também: