A doença de Chagas é causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, um parasita que é transmitido através das fezes contaminadas do inseto barbeiro.
É comum pensar que esse parasita é transmitido pela picada do barbeiro, mas na verdade além da picada, o barbeiro defeca no local e são as fezes que possuem o Trypanosoma cruzi.
Quem descobriu esse protozoário foi o cientista Carlos Chagas, por isso a doença recebe esse nome.
Transmissão da doença de Chagas
A transmissão da doença de Chagas ocorre através do inseto conhecido como barbeiro que esteja infectado com o protozoário Trypanosoma cruzi.
O barbeiro se contamina quando pica outro animal que já esteja contaminado e ingere sangue contendo o protozoário.
Ao picar a pele humana, o barbeiro também defeca no local. Esse processo gera uma coceira e, quando a pessoa coça, as fezes contendo o parasita penetram no orifício deixado pela picada.
A transmissão desse protozoário também pode ocorrer durante as transfusões sanguíneas ou no período de gestação, passando de mãe pra filho.
Além disso, no Brasil já foram registrados casos de doença de Chagas transmitidos por via oral através da ingestão de caldo-de-cana e açaí
Acredita-se que isso aconteceu porque insetos contaminados com o parasita foram moídos juntamente com a cana e o açaí.
Sintomas da doença de Chagas
Os sintomas da doença de Chagas podem ser inexistentes durante 20 a 30 anos após a infecção, mas quando ocorrem os principais são:
- Febre
- Mal-estar
- Inflamação e dor nos gânglios
- Inchaço nos olhos
- Aumento do fígado e baço
Depois que vai para a circulação sanguínea, o parasita se aloja no coração, intestino e esôfago e pode destruir a musculatura, provocando flacidez nesses órgãos e comprometendo seu funcionamento.
É comum que os pacientes de doença de Chagas apresentem aumento do coração, do cólon e do esôfago.
Tratamento da doença de Chagas
O tratamento da doença de Chagas é medicamentoso e, geralmente, é feito em ambiente hospitalar por pelo menos um mês.
Na fase aguda da doença, enquanto o parasita está circulando no sangue, o tratamento costuma ser bastante eficaz.
No entanto, quando a doença se encontra na fase crônica, o tratamento é realizado para atenuar os sintomas e evitar complicações graves.
Veja também: