Capitalismo
O capitalismo é um sistema econômico que prioriza ao máximo a busca pelo lucro e pela obtenção de riquezas, o que traz vantagens e desvantagens
Historicamente, o capitalismo surgiu entre os séculos XIII e XV, durante o período conhecido como Baixa Idade Média, com a criação de pequenos centros comerciais. Os burgos, como esses centros eram chamados, se opunham ao Feudalismo, sistema econômico da época, baseado na produção apenas para sustento próprio.
A partir do crescimento desses comércios, os donos dos burgos, conhecidos como burgueses, enriqueceram e ganharam poder. Assim, favoreceram a urbanização da Europa e a ampliação da cultura de acumular capital.
No entanto, ao longo dos séculos, o capitalismo passou a influenciar outros âmbitos além do econômico, como o político, o cultural e o ético.
Como funciona o Capitalismo
No capitalismo, existem duas classes sociais principais: os capitalistas (ou burgueses), que são os donos dos meios de produção, e os proletários, que são os trabalhadores. Os meios de produção, no caso, são as ferramentas utilizadas para fabricação de bens, como máquinas e terras, por exemplo.
Sendo assim, os capitalistas contratam proletários para trabalhar em troca de um salário. Dessa forma, os proletários utilizam sua força de trabalho para que o capitalista consiga obter o lucro.
Todo esse processo de produção e comercialização de bens e serviços tem pouca ou nenhuma interferência do Estado. Além disso, o mercado é regulado pela lei da oferta e demanda, que não é uma legislação de fato, mas que foi estabelecida pelo capitalismo para potencializar o lucro.
Características do Capitalismo
As principais características do sistema capitalista são:
- Propriedade privada: é necessário que o Estado garanta a propriedade privada dos meios de produção para que o capitalista possa usar esses recursos da maneira que desejar;
- Busca pelo máximo lucro: o objetivo maior do capitalismo é a obtenção de lucros, o que faz com que os donos dos meios de produção diminuam os custos e elevem os preços de venda ao máximo;
- Economia de mercado: acontece ao existir pouca interferência do Estado na economia, permitindo que o próprio mercado regule a concorrência;
- Lei da oferta e demanda: regula a procura e a oferta de produtos, de forma que, quando um produto é muito buscado, os preços são elevados e, quando um produto deixa de ser procurado, ele também deixa de ser produzido para não gerar custos pela baixa demanda;
- Trabalho assalariado: a forma adotada pelo capitalismo de substituir o sistema escravocrata do Feudalismo, em que os proletários recebem um salário em troca do seu trabalho e, assim, podem comprar produtos e serviços e garantir a manutenção do sistema.
Fases do Capitalismo
O Capitalismo está dividido nas fases comercial, industrial e financeiro, cada uma correspondente a um período da história desse sistema econômico.
- Capitalismo Comercial
Também conhecida como “Mercantil” ou “Pré-Capitalismo”, essa fase compreende a transição do feudalismo para o capitalismo, entre os séculos XV e XVIII. Marca o momento em que o conceito de riqueza deixou de ser o acúmulo de matéria-prima para ser a conquista de mais capital através do comércio.
- Capitalismo Industrial
Essa fase surgiu como consequência da Revolução Francesa e da Revolução Industrial, no século XVIII. A Revolução Francesa permitiu a estabilização da burguesia no poder, enquanto a Revolução Industrial alterou o modo de produção e promoveu o crescimento das cidades.
- Capitalismo Financeiro
Chamada também de “monopolista”, essa fase iniciou no século XX e continua pela atualidade. No Capitalismo Financeiro, o comércio continua tendo lucro, mas o poder está com bancos e instituições financeiras, que controlam o sistema com práticas especulativas, como o mercado de ações.
Vantagens do Capitalismo
Algumas vantagens do sistema capitalista são:
- O valor reduzido dos produtos devido a competição entre empresas;
- A eficiência das empresas, resultado também da busca por qual vai ser a melhor empresa;
- O incentivo a inovações e tecnologias;
- Variedade e liberdade de escolhas para o consumidor.
Desvantagens do Capitalismo
Já algumas desvantagens causadas pelo capitalismo são:
- O aumento das desigualdades sociais;
- A concentração do poder econômico em torno de uma empresa, que pode se tornar um monopólio e extinguir a concorrência;
- Crises econômicas frequentes, já que a dinâmica capitalista é cíclica entre momentos de crescimento e recessão;
- Os efeitos colaterais negativos que afetam todo mundo, não só quem causou o dano, como a poluição.
Veja também: Comunismo