Ácido lático

Sabia que a dor muscular depois de praticar exercícios físicos é causada pelo ácido lático? Continue lendo para saber os benefícios desse ácido para nosso organismo!

0

O que é o ácido lático?

O ácido lático é uma substância orgânica composta por ácido carboxílico e álcool. Ele participa de muitos processos bioquímicos no organismo humano e possui vários benefícios para a pele.

Para que serve o ácido lático?

No nosso corpo, o ácido lático é resultado da metabolização de glicose e, quando ionizado, ele dá origem ao lactato, que é uma fonte de energia química para o organismo.

Geralmente, esse ácido é produzido em maior quantidade no corpo durante a prática de atividades físicas porque é um momento de grande gasto energético.

Por isso, é comum que o acúmulo em excesso de ácido lático nos músculos cause as dores e fadiga muscular comuns depois da prática de exercícios físicos mais intensos que atividades habituais.

Ácido lático é produzido durante a prática de exercícios físicos
Ácido lático – Produzido durante a prática de exercícios físicos

O ácido lático tem algum benefício para a pele?

O ácido lático é um poderoso umectante e hidratante para a pele e vem sendo muito utilizado nas indústrias de dermocosméticos.

Além das propriedades hidratantes, ele tem a capacidade de clarear a pele e também proporciona firmeza, podendo atuar como um ótimo rejuvenescedor.

Estudos médicos já mostraram que o ácido lático é eficiente no tratamento de infecções de pele, pois possui ação antisséptica contra microrganismos patogênicos como fungos e bactérias.

Essa ação antisséptica faz com que ele seja indicado também no tratamento de dermatites, acne, verrugas hiperceratoses, suavização de rugas e linhas de expressão.

Veja também:

você pode gostar também