O que é creatina

Para quem pratica exercícios, a creatina pode ser uma boa aliada para aumentar a força e a massa muscular.

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Fazer exercícios físicos é essencial para todas as pessoas, já que essa prática mantém o corpo saudável. No entanto, algumas pessoas querem ir além da saúde e desejam modelar o corpo por meio dos exercícios.

Mesmo seguindo uma rotina de atividades e alimentação específica, nem todos os nutrientes necessários são obtidos facilmente por meio dos alimentos, por isso, é preciso, em alguns casos, é necessário complementar a dieta com suplementos, como a creatina.

O que é creatina

A creatina é um composto de aminoácidos que está presente nas fibras musculares e no cérebro. Essa substância é produzida pelo fígado, rins e pâncreas e pode ser encontrada em carnes, peixes, frangos, frutos do mar, ovos, leite e derivados.

Geralmente, o corpo produz aproximadamente 1 grama de creatina por dia e outro 1 grama é ingerido por meio da alimentação.

A maior parte da creatina é armazenada nos tecidos musculoesqueléticos, mas também está presente em menor quantidade no coração, músculos lisos e cérebro.

Para que serve a creatina

A creatina é recomendada, principalmente, para quem deseja aumentar a força, a potência e a massa muscular.

Sendo assim, a creatina é indicada para pessoas que praticam exercícios de alta intensidade e curta duração, como corridas de curta distância, saltos, musculação e arremessos de peso.

A importância da creatina para o exercício físico é devido a sua função de regenerar o ATP no citoplasma celular.

Os ATPs são as principais moléculas energéticas do organismo e a creatina age para deixar sua regeneração mais rápida, o que ajuda a pessoa manter o exercício por mais tempo.

No entanto, é importante ressaltar que o consumo de creatina deve ser acompanhado por um profissional, pois, em excesso, ela pode prejudicar o fígado, os rins e até mesmo o ritmo cardíaco.

Benefícios da creatina

Além dos benefícios para quem pratica esportes, alguns estudos também comprovam a eficiência da suplementação com creatina no tratamento de doenças específicas.

Assim, alguns dos benefícios da creatina para a saúde são:

  • Preserva a massa muscular em idosos;
  • Previne e ajuda no tratamento de Parkinson e Alzheimer;
  • Promove melhoras em pessoas com insuficiência cardíaca;
  • Previne a doença de Huntington;
  • Ajuda em casos de atrofia giratória da coroide e da retina.

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