Exercícios sobre Pré-História

Confira os exercícios sobre a Pré-História que selecionamos para você!

Sabemos que a pré-história é a fase que compreende desde o aparecimento do ser humano até o desenvolvimento da escrita.

Esse período é assim chamado, pois os historiadores do século XIX acreditavam que a História só poderia ser escrita por meio do domínio da escrita.

Sendo assim, a equipe do Ler e Aprender selecionou alguns exercícios sobre a Pré-História para você responder. Vamos lá?

Exercícios sobre a Pré-História


1- A pré-história é uma área do conhecimento que envolve:

a) a presença de fontes históricas escritas, tais como certidões de nascimento, casamento, batismo, entre outras.
b) a utilização de técnicas de leitura, já que o homem pré-histórico escrevia de maneira cuneiforme.
c) a ausência de fontes históricas, pois o homem pré-histórico não conseguiu produzir nada relevante.
d) a presença de várias disciplinas, como a geologia, paleontologia, arqueologia e biologia.

2- Quais são as grandes duas fases da pré-história?

a) Pré-história I e Pré-História II.
b) Período Paleolítico e Período Neolítico.
c) Primeira fase da pré-história e Segunda fase da pré-história.
d) Período Paleolítico e Idade da Pedra.

3- Qual é o período mais longo da história da humanidade?

a) Paleolítico
b) Neolítico
c) Idade dos Metais
d) Idade Antiga

4- Como era o modo de vida do homem do Paleolítico?

a) O homem do Paleolítico levava um modo de vida sedentário, isto é, se fixavam em uma região. Percorria longas distâncias em busca de alimento, quando o mesmo acabava, ele se mantinha no mesmo local. Viviam da caça, pesca e coleta de raízes, frutas e vegetais.
b) O homem do Paleolítico levava um modo de vida nômade, isto é, se fixavam em uma região. Percorria longas distâncias em busca de alimento, quando o mesmo acabava, ele se mantinha no mesmo local. Viviam da caça, pesca e coleta de raízes, frutas e vegetais.
c) O homem do Paleolítico levava um modo de vida nômade, isto é, não se fixava em um local. Percorria longas distâncias em busca de alimento, quando o mesmo acabava, ele partia rumo a outra região. Viviam da caça, pesca e coleta de raízes, frutas e vegetais.
d) O homem do Paleolítico levava um modo de vida nômade, isto é, não se fixava em um local. Percorria longas distâncias em busca de alimento, quando o mesmo acabava, ele partia rumo a outra região. Viviam da agricultura, pecuária, comércio e pesca.

5- Como era o modo de vida do homem do Neolítico?

a) O homem do Neolítico levava um modo de vida nômade, isto é, não se fixava em nenhuma região. Com isso, sua locomoção permitiu o desenvolvimento da agricultura por meio da plantação de trigo, cevada e aveia.
b) O homem do Neolítico levava um modo de vida sedentário, isto é, não se fixava em nenhuma região. Com isso, sua locomoção permitiu o desenvolvimento de técnicas de manipulação dos metais, agricultura por meio da plantação de trigo, cevada e aveia.
c) O homem do Neolítico levava um modo de vida sedentário, isto é, ele se fixava em uma região. Com isso, a fixação nos territórios permitiu o desenvolvimento da agricultura por meio da plantação de trigo, cevada e aveia. No entanto, eles não conseguiram criar técnicas para a criação de gado e domesticação de animais.
d) O homem do Neolítico levava um modo de vida sedentário, isto é, ele se fixava em uma região. Com isso, a fixação nos territórios permitiu o desenvolvimento da agricultura por meio da plantação de trigo, cevada e aveia. Começaram a criar gado e a domesticar alguns animais.

6- A Idade dos Metais foi um período marcado:

a) pela intensa exploração das minas de ouro.
b) pelo desenvolvimento de técnicas de fundição dos metais, inserindo o uso dos instrumentos fabricados por eles na construção de automóveis e recipientes.
c) pelo desenvolvimento de técnicas de fundição dos metais, inserindo o uso dos instrumentos fabricados por eles.
d) pela intensa exploração das minas encontradas pelos homens do Paleolítico.

7- Qual o nome do primeiro metal a ser manuseado pelo homem durante a Idade dos Metais?

a) Estanho
b) Chumbo
c) Cobre
d) Prata

8-(Enem) Os nossos ancestrais dedicavam-se à caça, à pesca e à coleta de frutas e vegetais, garantindo sua subsistência, porque ainda não conheciam as práticas de agricultura e pecuária. Uma vez esgotados os alimentos, viam-se obrigados a transferir o acampamento para outro lugar.

HALL, P. P. Gestão ambiental. São Paulo: Pearson, 2011 (adaptado).

O texto refere-se ao movimento migratório denominado

a) pendularismo.
b) nomadismo.
c) êxodo rural.
d) transumância.
e) sedentarismo.

9- (FGV-SP) A transição do Paleolítico Superior para o Neolítico (entre 10 000 a.C. e 7000 a.C.) foi acompanhada por algumas mudanças básicas para a humanidade. Entre essas, poderíamos citar:

a) o aparecimento da linguagem falada.
b) a domesticação dos animais e plantas, isto é o aparecimento da agricultura e do pastoreio.
c) o aparecimento da magia e da art.
d) o povoamento de amplas áreas antes não povoadas, como a Europa Central e Ocidenta.
e) o aparecimento de vários novos instrumentos, como a agulha de osso, os arpões, os anzóis, a machadinha, a lança e a faca.

10-(UFPE) “Já se afirmou ser a Pré-História uma continuidade da História Natural, havendo uma analogia entre a evolução orgânica e o progresso da cultura”

Sobre a Pré-história, qual das alternativas a seguir é incorreta?

a) Várias ciências auxiliam no estudo, como a antropologia, a arqueologia e a química.
b) A Pré-história pode ser dividida em Paleolítico e Neolítico, no que se refere ao processo técnico de trabalhar a pedra.
c) Sobre o Paleolítico, podemos afirmar que foi o período de grande desenvolvimento artístico, cujo exemplo são as pinturas antropomorfas e zoomorfas realizadas nas cavernas.
d) O Neolítico apresentou um desenvolvimento artístico diferente do Paleolítico, através dos traços geométricos do desenho e da pintura.
e) Os primeiros seres semelhantes ao homem foram o Australopithecus e o Homem de Java que eram bem mais adaptados que o Homem de Neanderthal.

Gabarito

1-D
2-B
3-A
4-C
5-D

6-C
7-C
8-B
9-B
10-E

Clique aqui para baixar em PDF!

Saiba mais em:

você pode gostar também
Deixe um comentário