A mais famosa das guerras teria durado cerca de 10 anos, entre os séculos 1300 a.C. e 1200 a.C. É importante ressaltar que não se sabe se a guerra realmente aconteceu ou se foi apenas um dos vários mitos gregos.
Causas
De acordo com a lenda, a causa da Guerra de Troia se deu a partir do rapto da princesa Helena de Troia, esposa do rei Menelau, por Paris Alexandre (filho do rei de Troia, Príamo).
Durante uma visita diplomática de Paris à Esparta, ele teria conhecido Helena e se apaixonado por ela. Dessa maneira, ele decide raptar a princesa, a levando para Troia.
Ao tomar conhecimento do rapto, Menelau declara guerra a Troia e tenta reunir as tribos gregas contra os troianos. Entretanto, Troia era cercada por uma imensa muralha.
A guerra
Esse conflito representou o fim da era dos heróis e o início da era dos homens comuns.
Menelau organizou um exército comandado pelo seu irmão, o general Agamenon, para hostilizar os troianos.
Cerca de mil navios atravessaram o mar Egeu rumo à Troia. Ao longo de dez anos diversos soldados de ambos os lados morreram.
Fim da guerra
O fim do conflito se deu quando Odisseu teve a ideia de criar um enorme cavalo de madeira que seria dado ao rei Príamo, como forma de os gregos demonstrarem sua “desistência” da guerra. O presente simbolizaria um sinal de paz.
Entretanto, dentro do cavalo havia milhares de soldados gregos que invadiram Troia e a destruíram completamente. Somente as crianças e as mulheres foram poupadas e depois, transformadas em escravas.
Com a vitória dos gregos sobre os troianos, teve fim a guerra mais famosa da história, a Guerra de Troia.
Filmes que retratam a Guerra de Troia
- A Guerra de Troia (1961)
- Helena de Troia (2003)
- Troia (2004)
Saiba mais em: