Guerra do Paraguai
A Guerra do Paraguai foi o maior conflito armado já ocorrido na América do Sul.
Também chamada de Guerra da Tríplice Aliança, o enfrentamento durou seis anos, se iniciando em 1864 e tendo seu fim em 1870.
A guerra ocorreu porque os países envolvidos ansiavam a anexação dos territórios dos países participantes do conflito, assim como o controle da Bacia do Prata.
A Guerra do Paraguai terminou com a vitória da Tríplice Aliança, composta pela Argentina, Brasil e Uruguai. O conflito destruiu a economia do Paraguai assim como a sua população.
Causas da Guerra do Paraguai
As causas da Guerra do Paraguai foram:
Expansão paraguaia
A Guerra do Paraguai ocorreu devido ao anseio do então ditador do país Solano López em aumentar o território do Paraguai, anexando regiões da Argentina e Brasil para poder ter uma saída para o mar.
Navegação na Bacia do Prata
O Brasil solicitava a livre navegação nos rios que dividiam o país, porque era a única forma de se ter acesso a cidade de Cuiabá.
Posição do Uruguai
O Uruguai sempre foi um país do interesse da Argentina, Brasil e Paraguai, pois se localizava a beira do Rio da Prata, um ponto visto como estratégico.
Paraguai antes da Guerra
O Paraguai, antes da guerra, era um país essencialmente agrário. Entretanto, devido aos anseios expansionistas de Solano López, o país começou a desenvolver uma indústria bélica.
Como ocorreu a Guerra do Paraguai
Tanto o Brasil quanto o Paraguai disputavam pela terra que atualmente compreende o estado do Mato Grosso do Sul.
Com receio de que o Brasil atacasse o território correspondente ao Paraguai, os paraguaios determinam as prisões de embarcações brasileiras que percorriam pelos rios do país rumo a Mato Grosso.
Solano López acreditava que nos porões dos navios haviam armas escondidas. Entretanto, eram apenas embarcações mercantes.
Tempos depois, soldados paraguaios cruzam o território argentino, sem a autorização dos mesmos, e conquistam o Rio Grande do Sul. Posteriormente, o território foi retomado na Batalha do Riachuelo.
Fim da Guerra do Paraguai
A guerra só teve seu fim em março de 1870, na Batalha de Cerro Corá, quando Solano López foi morto por não querer se render.
Entretanto, a paz só foi estabelecida durante a Conferência de Buenos Aires, em 1876.
Consequências
Algumas das consequências da Guerra do Paraguai foram:
- A guerra dizimou a população masculina paraguaia;
- As poucas indústrias do Paraguai foram destruídas;
- As terras ficaram sem cultivo, o que fez com que a população vivesse basicamente da agricultura de subsistência;
- O Paraguai perdeu parte do seu território para o Brasil e Argentina;
- Contraiu uma dívida de guerra com os países da Tríplice Aliança foi perdoada anos depois pelos países integrantes do grupo;
- Já em relação ao Brasil, o conflito matou milhares de brasileiros;
- Os cofres públicos do Brasil ficaram arrasados ;
- Os brasileiros tiveram que tomar empréstimo para conseguir controlar a economia do país;
- O Brasil conseguiu a liberdade de navegação;
- A Argentina manteve os territórios que eram contestados por Solano López;
- A Inglaterra não teve participação direta no conflito, mas foi o único país a lucrar com ele. Aumentou seus mercados na América e emprestou dinheiro para o Brasil e Paraguai reconstruíram sua economia e o país, respectivamente.
Veja também: