Aranhas peçonhentas

Vamos conhecer esses animais que são venenosos e podem até matar uma pessoa? Continue lendo!

0

As aranhas são animais aracnídeos que fazem parte da classe Arachnida e algumas espécies podem ser venenosas e apresentar riscos para a saúde humana.

Apesar disso e das aranhas causarem fobias a muitas pessoas, elas são extremamente importantes para o nicho ecológico e a cadeia alimentar de onde vivem.

Aranhas peçonhentas do Brasil

As aranhas peçonhentas mais perigosas são a aranha-armadeira, a aranha-marrom e a viúva-negra e todas elas podem ser encontradas no Brasil. Por isso, é importante tomar cuidado!

Aranha-armadeira

A aranha-armadeira pertence ao gênero Phoneutria e é acinzentada. Ela é uma aranha grande e pode chegar a ter 17 centímetros, mas não é produtora de teias.

A principal característica dessa aranha é que ela levanta seu corpo e assume uma posição de ataque ao se sentir ameaçada. Ela é muito agressiva e uma picada dela pode se tornar muito grave, causando dores intensas e outros sintomas de envenenamento.

Ela geralmente é encontrada em árvores frutíferas ou atrás de móveis, cortinas e embaixo de entulhos.

Aranhas peçonhentas - Aranha-armadeira
Aranhas peçonhentas – Aranha-armadeira

Aranha-marrom

A aranha-marrom pertence ao gênero Loxosceles, apresenta coloração marrom-amarelada e possui, em média, 3 centímetros. Elas constroem teias e, apesar de serem as aranhas mais venenosas do mundo, são pouco agressivas.

Elas geralmente atacam quando são comprimidas em algum lugar e podem ser encontradas escondidas em móveis, construções e outros locais onde não exista movimentação constante.

Aranhas peçonhentas - Aranha-marrom
Aranhas peçonhentas – Aranha-marrom

Viúva-negra

A viúva-negra é um animal do gênero Latrodectus que apresenta manchas vermelhas no abdômen e pode atingir até 3 centímetros.

A picada dessa aranha pode causar muitas dores, aumento de pressão e alteração dos batimentos cardíacos. Ela pode ser encontrada em vegetações baixas e embaixo de pedras.

Aranhas peçonhentas - Viuva-negra
Aranhas peçonhentas – Viuva-negra

O que fazer se for picado por uma aranha peçonhenta?

Se você for picado por uma aranha e não souber se ela é peçonhenta ou não, é melhor procurar ajuda médica pois o veneno pode ser letal em alguns casos.

Quando for possível, é importante fotografar ou capturar a aranha em segurança para que os profissionais no hospital saibam realmente qual foi o tipo de aranha e receitem o tratamento e medicação corretos.

Vale ressaltar também que a velha cultura de fazer torniquetes, sugar o veneno, espremer ou cortar o local da picada não devem praticados. Essas ações podem inflamar ainda mais o local da picada e causar problemas maiores.

Dicas para evitar ser picado por uma aranha peçonhenta

  • Evite andar descalço;
  • Tenha cuidado ao trabalhar com jardinagem e mantenha a grama sempre aparada;
  • Balance e observe bem roupas e sapatos antes de vesti-los;
  • Deixe os ambientes da sua casa, da sua escola e do seu trabalho sempre limpos, lembrando sempre de limpar atrás dos móveis que forem possíveis;
  • Organize o quintal, retire o excesso de folhas caídas e qualquer tipo de entulhos.

Curiosidade

Provavelmente você já viu ou ouviu falar sobre as aranhas caranguejeiras. Por serem grandes, apresentarem a coloração preta e ter muitos pelos elas causam medos aflições em muitas pessoas.

No entanto, as aranhas caranguejeiras raramente picam humanos, quando isso ocorre, pode causar muita ardência e queimaduras, mas ela não é venenosa, ou seja, a caranguejeira não é um animal peçonhento.

Veja também:

você pode gostar também