Biogênese

A biogênese é a lei comprovada por Loius Pasteur e outros cientistas que estabelece que a vida só pode surgir a partir de outra vida

0

O surgimento da vida no planeta é uma questão que intriga cientistas e pensadores desde a Idade Antiga. Por muito tempo, dominou o pensamento de que a vida poderia surgir de pedras e outros materiais não vivos, até o século 17, quando surgiu a teoria da biogênese.

De acordo com essa teoria, todos os seres vivos se originam a partir de outros seres vivos. Sendo assim, um cachorro só pode nascer de espécies que já existiam antes, não podendo surgir a partir de materiais não vivos.

A teoria da biogênese pode ser resumida na frase em latim “Omne vivum ex vivo”, que significa “toda vida vem da vida”. No entanto, mesmo explicando a origem dos seres vivos a partir da reprodução, a biogênese não explica como surgiu o primeiro ser vivo.

Abiogênese e Biogênese

Antes da biogênese, a teoria mais aceita para explicar o surgimento da vida era a abiogênese, também conhecida como geração espontânea. Essa teoria defendia que os seres vivos se originavam espontaneamente, podendo surgir a partir de matéria morta.

A abiogênese já tinha defensores desde a Grécia Antiga, pois os gregos acreditavam que a deusa Gaia podia fazer a vida surgir a partir de pedras. Ao longo dos séculos, muitas variações dessa teoria foram elaboradas, inclusive uma que motivou os experimentos que iniciaram a teoria da biogênese como um contraponto da abiogênese.

Experimentos

Uma das crenças que embasavam a geração espontânea era a de que os vermes que surgiam em cadáveres eram resultados do processo de putrefação. Para rebater essa convicção, o médico italiano Francisco Redi foi o primeiro a realizar experimentos, em 1668.

Redi observou carnes em decomposição e percebeu que moscas voavam nelas. Depois de alguns dias, ele notou o aparecimento dos vermes e refletiu que os vermes não eram resultado da transformação das carnes, e sim larvas colocadas pelas moscas.

Para testar essa hipótese, Redi colocou restos de carnes e peixes, ou seja, matéria orgânica, em frascos e tampou alguns com gaze, deixando outros abertos. Após alguns dias, a matéria orgânica dos frascos cobertos estava intacta, enquanto a dos frascos descobertos estava com vermes. Dessa forma, Redi provou que a vida só surge de vida preexistente.

Experimento de Francisco Redi

Em 1745, no entanto, John Needham realizou um experimento em que um caldo nutritivo com alimentos foi aquecido em tubos de ensaio abertos. Em seguida, os tubos foram fechados e aquecidos novamente. Dentro de uns dias, surgiram microrganismos nos tubos, mesmo depois do aquecimento. Needham concluiu que existia uma “força vital” responsável pelo surgimento de seres vivos e a abiogênese voltou a ser aceita.

Alguns anos mais tarde, em 1770, Lazzaro Spallanzani fez um experimento para contestar o de Needham. Ele fez o mesmo experimento, colocando o caldo nutritivo em balões hermeticamente fechados e fervendo. Depois, ele percebeu que não surgiam microrganismos.

Spallanzani chegou a conclusão de que Needham não havia fervido o caldo nutritivo o suficiente, possibilitando o desenvolvimento dos microrganismos que já estavam no caldo. A resposta de Needham foi que Spallanzani havia tirado a “força vital” por ferver demais. Needham se sobressaiu na discussão e a abiogênese continuou forte.

Até 1862, quando Louis Pasteur realizou experimentos com caldos nutritivos, dessa vez, em balões com pescoço de cisne. Ele fervia os caldos e não surgiam microrganismos até os pescoços dos balões serem quebrados. Assim, ele provou que a fervura não destruía a “força vital” e a biogênese passou a ser considerada lei, como única forma de surgimento da vida.

Defensores

Tanto a biogênese como a abiogênese foram amplamente defendidas por diversos cientistas e pensadores.

Entre os defensores da abiogênese, estão:

  • Aristóteles;
  • Jean Baptitste Van Helmot;
  • Willian Harvey;
  • René Descartes;
  • Isaac Newton;
  • John Needham.

Já os cientistas que defenderam e se esforçaram para comprovar a biogênese são:

  • Ernst Haeckel;
  • Thomas Henry Huxley;
  • Stanley Miller;
  • Lazzaro Spallanzani;
  • Francesco Redi;
  • Louis Pasteur.

Veja também:

Conheça o cientista Louis Pasteur

Teoria abiogênese: o que foi?

Origem da vida na Terra: Oparin e Haldane e outras teorias

você pode gostar também