Biosfera

A biosfera é um conjunto de todos os ecossistemas existentes,  é o local onde são encontradas  todas as condições necessárias para que os seres vivos.

0

O que é biosfera? A biosfera é o local do planeta Terra onde os seres vivos vivem. Esse termo começou a ser usado em 1875 pelo geólogo Eduard Suess, mas só foi difundido entre os estudiosos no início do século XX.

A biosfera é um conjunto de todos os ecossistemas existentes,  é o local onde são encontradas  todas as condições necessárias para que os seres vivos se estabeleçam como o solo, a água, o ar, etc.

Conceito de biosfera

A biosfera está associada a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera. A harmonia dessas três camadas que permite a sobrevivência dos seres vivos em ambiente natural.

Regiões têm condições extremas, passam por escassez de água, temperatura elevadas ou falta de luz, podem impedir a existência de vida.

A biosfera é muito dinâmica, pois quaisquer alterações que ocorram nas camadas da Terra influenciam diretamente a biosfera.

Atmosfera

A atmosfera é uma camada gasosa que envolve o planeta Terra. Os principais gases da atmosfera são: nitrogênio (78%), oxigênio (21%), gás carbônico (0,03%), gases nobres e vapor de água.

Ar - Composição
Ar – Composição

Litosfera

A litosfera é a camada sólida da Terra, é composta por minerais e rochas. O solo faz parte da litosfera e é ele que permite que muitos seres vivos tenham um habitat.

Hidrosfera

A hidrosfera é o conjunto de toda água que existe na Terra, ou seja,  os lagos, rios, lençóis freáticos e oceanos.

Essa camada representa a maior parte do planeta, cerca de 75% do planeta Terra, por isso chamamos a Terra de “planeta azul” ou “planeta água”.

Quando observada do espaço, a água existente na Terra reflete azul, fazendo com que nosso planeta pareça realmente ter essa cor.

Planeta terra
Planeta terra

Biomas

Os biomas são parte integrante da biosfera. Alguns biomas estão desaparecendo pela ação devastadora do homem.

A relação do homem com o meio ambiente precisar ser intermediada pela conservação e sustentabilidade, somente assim a biosfera não será completamente destruída a longo prazo.

O que é bioma - Amazônia
O que é bioma – Amazônia

Veja também:

você pode gostar também