A palavra burguesia remonta à transição da Idade Média para a Idade Moderna, no contexto da expansão das cidades. Burguesas eram as pessoas mais abastadas, como os comerciantes e banqueiros.
A burguesia foi responsável por grandes transformações sociais que só ocorreram após revoluções lideradas por ela, como a Revolução Inglesa (século XVII), Revolução Francesa (século XVIII) e Revolução Industrial (séculos XVIII e XIX).
Somente a partir do século XIX, ela é definida como uma classe social.
Significado do termo burguesia
O termo burguesia vem de burgo, nome dado às cidades medievais que eram, em sua maioria, habitadas por burgueses.
Surgimento da burguesia
O surgimento da burguesia ocorreu no contexto de enfraquecimento do feudalismo e da Igreja Católica e início do absolutismo e capitalismo.
Com isso a burguesia surgiu na transição da Idade Média para a Idade Moderna, que se desenvolveu em um contexto repleto de novos valores.
A expansão ultramarina dos séculos XV ao XVIII, intensificou a expansão comercial ao viabilizar a comercialização de produtos entre os continentes.
As relações comerciais se fortalecem a partir da importância que as feiras começam a exercer no cotidiano das cidades. Surge, então, o Renascimento Comercial e Urbano.
A formação das cidades foi o principal elemento para o surgimento da burguesia que com o passar do tempo, ganhou espaço na sociedade europeia.
Esse período foi marcado pelo Renascimento Cultural e Científico que tinha como objetivo deslegitimar todo o conhecimento produzido durante a Idade Média.
As revoluções (Inglesa, Francesa e Industrial) destacam a figura dos burgueses que passam a comandar a política e a economia do mundo ocidental.
No século XIX, a burguesia assume o papel mais importante do sistema capitalista, ela passa a ser a dona dos meios de produção.
Burguesia mercantil
A burguesia mercantil surge no contexto de desenvolvimento do capitalismo comercial, primeira fase do capitalismo.
Burguesia industrial
A burguesia industrial foi a classe social responsável pela Revolução Industrial, pois foi a financiadora da industrialização britânica, responsável por importantes avanços tecnológicos.
Como o seu principal objetivo era acumular capital, a burguesia impulsionou o desenvolvimento industrial e influenciou todas as áreas da sociedade.
Burguesia e proletariado
De acordo com Friedrich Engels e Karl Marx, a sociedade é composta por duas classes sociais, a burguesia (dona dos meios de produção) e o proletariado (trabalhador assalariado).
Saiba mais em: