Cadeia alimentar
A cadeia alimentar é o processo de transferência de energia entre os seres vivos!
A cadeia alimentar é o processo de transformação de matéria em energia pelos seres vivos dentro de um ecossistema, ela se inicia nos produtores e termina nos decompositores.
Esse processo é realizado através da absorção de nutrientes e energia entre os seres vivos, por isso, podemos observa-lo como uma sequência de alimentação onde um ser vivo serve de alimento para outro.
As cadeias alimentares formam um fluxo de nutrientes que é sempre retilíneo e unidirecional, onde cada espécie ocupa uma posição.
Nível trófico
O nível trófico é o nome dado a cada componente da cadeia alimentar, ou seja, o nível trófico representa a ordem do fluxo de energia em uma cadeia alimentar.
Cada nível trófico possui um grupo de organismos que recebe energia do nível trófico anterior, quanto mais distante do primeiro nível trófico, ou seja, do produtor, menos energia o ser vivo irá receber.
Podemos classificar os níveis tróficos por números, entretanto, cada grupo recebe uma denominação específica:
Produtores
Os produtores fabricam o próprio alimento através da fotossíntese, são chamados de seres autótrofos. Representam o primeiro nível trófico pois produzem energia e não necessitam se alimentar de nenhum ser vivo.
Consumidores
Os consumidores não produzem seu alimento, necessitam consumir energia de outros seres vivos, são chamados de heterótrofos.
- Consumidores primários: herbívoros que se alimentam dos produtores.
- Consumidores secundários: carnívoros que se alimentam dos consumidores primários.
- Consumidores terciários: carnívoros de grande porte, predadores que se alimentam dos consumidores secundários. Também estão incluídos aqui os seres detritívoros que se alimentam de restos orgânicos.
Decompositores
Os decompositores consomem matéria orgânica em decomposição para obter nutrientes e energia. Transformam a matéria orgânica em inorgânica, fazendo com que a energia possa retornar aos produtores, recomeçando o ciclo do fluxo de energia.
Exemplos de cadeias alimentares
Veja também: