Características gerais dos poríferos: conheça as principais!

Saiba quem são as esponjas que vivem no fundo do mar e que possuem o corpo formado por poros.

Tem alguns animais que têm a existência bastante discreta. Um exemplo são os poríferos. Sabe quem são eles?

Os poríferos são animais invertebrados aquáticos que vivem fixos em um substrato. Eles pertencem ao filo Porifera e são conhecidos como esponjas.

Características gerais dos poríferos

Estrutura corporal

Os poríferos vivem dentro dos mares e se caracterizam, principalmente, pelo corpo composto por poros. Eles permanecem presos em conchas, rochas ou outros substratos e não se locomovem, por isso, são chamados de animais sésseis.

A estrutura do corpo dos poríferos é composta por paredes que são perfuradas pelos poros e há uma cavidade denominada átrio ou espongiocele no interior do seu corpo.

A extremidade oposta à base do corpo do porífero, possui uma abertura que recebe o nome de ósculo.

A parte externa do corpo dos poríferos é composta por pinacócitos, eles fazem com que a água entre dentro do corpo do animal.

Na parte interna do corpo são encontrados os coanócitos que são células flageladas que promovem a circulação dentro do corpo do animal.

Os poríferos apresentam esqueleto interno composto por espículas calcárias ou silicosas. Esses animais não têm sistema nervoso e nem organização de tecidos.

As esponjas podem ter tamanhos muito variados, elas podem ter poucos centímetros ou chegar a dois metros de altura. Elas apresentam cores diversificadas entre vermelho, cinza, violeta e laranja.

Alimentação dos poríferos

A alimentação dos poríferos é feita através da filtragem de partículas alimentares suspensas na água, que podem ser protozoários e algas unicelulares, por exemplo.

Os coanócitos são os responsáveis por digerir uma parte das substâncias presentes nas partículas. E os amebócitos fazem o restante da digestão e distribui para todas as células.

Respiração dos poríferos

A respiração dos poríferos ocorre por difusão durante a filtragem da água. Ao entrar no corpo do animal, a água fornece oxigênio a ele e, ao sair, ela leva consigo o gás carbônico e outros resíduos.

Reprodução dos poríferos

A reprodução dos poríferos pode ser tanto assexuada por brotamento, geminação ou regeneração quanto sexuada, já que algumas esponjas conseguem produzir células gaméticas.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário