Caramujo

Os caramujos são animais invertebrados que pertencem ao Filo Mollusca.

0
Os caramujos são animais invertebrados que pertencem ao Filo Mollusca. Os caramujos tem o corpo mole e possuem uma concha em formato de espiral que protege o corpo de esmagamento ou desidratação.

Características dos caramujos

  • Possuem uma concha única em formato de espiral.
  • Tamanho muito variável e podem viver em ecossistemas diferentes, como jardins e montanhas, por exemplo.
  • A maior parte do corpo fica no interior da concha, a cabeça fica para fora e, em muitos podemos encontrar olhos.
  • Algumas espécies podem ser parasitas.
  • Pés musculosos que auxiliam a locomoção

Alimentação dos caramujos

A alimentação dos caramujos na maioria das vezes é herbívora, eles tem uma boca com rádula que ajuda para raspar alimentos.

Reprodução

Os moluscos apresentam sexos separados, com exceção dos bivalves que são hermafroditas. A reprodução dos caramujos é sexuada, ou seja, com troca de gametas. A fecundação externa precisa da água para que os espermatozoides liberados pelos machos cheguem até os óvulos liberados pelas fêmeas.

Locomoção

Nos moluscos terrestres, os pés possuem músculos que são capazes de puxar a concha para baixo e impulsionar para frente,  fazendo com que eles se movam lentamente na superfície.

Caramujos e a esquistossomose

Apesar da maioria dos caramujos é inofensiva ao homem, alguns caramujos servem como hospedeiros para vermes capazes de transmitir doenças como a esquistossomose, conhecida também como doença do caramujo.  Esse é o caso das espécies Biomphalaria tenagophilaB. glabrata e B. straminea.

Veja também:

você pode gostar também