Combustíveis fósseis
Continue lendo para conhecer a origem e a utilização dos combustíveis fósseis!
Os combustíveis fósseis são a principal fonte para produção de energia utilizada em maquinários. Eles são originados de restos orgânicos que estão acumulados nas camadas profundas da crosta terrestre ao longo de milhões de anos.
Esse tipo de combustível é um recurso não-renovável e produz grande quantidade de gases tóxicos durante a combustão, que são os responsáveis pelo aumento do aquecimento global e efeito estufa.
Origem dos combustíveis fósseis
Os combustíveis fósseis recebem esse nome porque se originam de restos orgânicos de animais e plantas que viveram em outras eras geológicas.
Ao longo de milhares de anos, esses restos se acumularam em camadas mais profundas e foram transformados com a ação da pressão e temperatura.
Por isso, os combustíveis fósseis são encontrados de forma limitada na natureza, sendo considerados recursos não-renováveis, pois quando os estoques se esgotarem, não há possibilidades de repor.
Desde a Revolução Industrial, quando a lenha foi trocada pelo carvão, a maior parte da energia do mundo é produzida através de combustíveis fósseis.
Depois da metade do século XX, o carvão deu lugar aos combustíveis fósseis com origem do petróleo que geraram motores à explosão.
Tipos de combustíveis fósseis
Carvão: rocha preta e de fácil combustão, originado de restos vegetais acumulados por milhões de anos. Podem ser do tipo turfa, linhito, hulha e antracito. O carvão vegetal ou artificial é obtido através da queima de madeira.
Gás natural: gás encontrado em bacias sedimentares marinhas, podendo ou não estar associado ao petróleo. Formado por hidrocarbonetos leves como o metano.
Petróleo: substância escura e oleosa, formada por hidrocarbonetos e originada de sedimentação orgânica no fundo dos mares e oceanos por milhões de anos. Usado como matéria-prima para subprodutos como solventes, asfalto, gás natural, gasolina, óleos, plástico e etc.
Vantagens dos combustíveis fósseis
- Principal fonte de energia desde meados do século XX.
- Uso de tecnologia para melhor extração tanto no mar quanto no continente.
- Gera diversos subprodutos.
- Grande quantidade de jazidas de carvão, sendo bom investimento para termoelétricas e siderúrgicas.
- Gás natural é uma fonte energética produz menos contaminantes que o carvão e o petróleo.
Desvantagens dos combustíveis fósseis
- Gera grandes impactos para o meio ambiente e saúde dos trabalhadores envolvidos em todo o processo de extração e refinamento.
- Produção de gases do efeito estufa que aumentam o aquecimento global.
- Produção de contaminantes ao final do processo.
- Risco de incêndio.
- São agentes cancerígenos.
- Pode haver vazamentos nas plataformas de exploração e gasodutos.
Veja também: