Exercícios sobre a Revolução Francesa

Confira os exercícios sobre a Revolução Francesa que selecionamos para você!

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A Revolução Francesa foi um movimento organizado pela burguesia mas que contou com a participação das classes urbanas e dos camponeses.

Selecionamos alguns exercícios sobre a Revolução Francesa para você responder. Vamos lá?

Exercícios sobre Revolução Francesa

1- A Revolução Francesa inaugurou qual fase da história?

a) Idade Antiga
b) Idade Média
c) Idade Moderna
d) Idade Contemporânea

2- Quais foram as fases da Revolução Francesa?

a) Monarquia Absolutista; Convenção Nacional; Diretório.
b) Monarquia Constitucional; Convenção Nacional; Diretório.
c) Monarquia Absolutista; Convenção Nacional; Direção.
d) Monarquia Constitucional; Convenção Nacional; Direção.

3- Qual foi o movimento intelectual que surgiu na Europa durante o século XVIII que impulsionou a Revolução Francesa?

a) Iluminismo
b) Renascimento
c) Fauvismo
d) Futurismo

4- Quais eram os três estamentos da sociedade francesa?

a) Primeira classe, segunda classe e terceira classe.
b) Primeiro diretório, segundo diretório e terceiro diretório.
c) Primeiro estado, segundo estado e terceiro estado.
d) Primeira fase, segunda fase e terceira fase.

5- Assinale a alternativa que contenha um dos acontecimentos mais marcantes da Revolução Francesa.

a) Queda de Constantinopla.
b) Tomada da Coroa britânica.
c) Tomada da Bastilha.
d) Queda do Império Romano do Ocidente.

6- (UFRGS) – Após a Revolução de 1789, a França viveu um período de grande instabilidade, marcado pelo radicalismo e pela constante ameaça externa. Assinale a alternativa correta em relação a esse período.

a) Com a queda da Bastilha, símbolo do autoritarismo real, os deputados da Assembleia Constituinte, aproveitando o momento político, proclamaram a República, pondo um termo final ao Antigo Regime.
b) Em meio ao caos provocado pela fuga do Rei e pela derrocada da Monarquia, iniciou-se, em Paris, a criação de uma sociedade baseada nos ideais socialistas, a Comuna de Paris.
c) o período conhecido como o Grande Terror foi protagonizado pelo jacobino Robespierre, que posteriormente foi derrubado por Napoleão, um general que se destacara por sua trajetória vitoriosa.
d) o golpe do 18 Brumário representou a queda do Diretório, regime que se pretendia representante dos interesses burgueses, mas que era inepto a governar.
e) Durante um curto período de tempo, após a queda da Bastilha, a França vivenciou uma Monarquia Constitucional, mas, na prática, o Rei ainda mantinha a mesma autoridade de antes.

7- (Fuvest) –Há controvérsias entre historiadores sobre o caráter das duas grandes revoluções do mundo contemporâneo, a Francesa de 1789 e a Russa de 1917; no entanto, existe consenso sobre o fato de que ambas:

a) fracassaram, uma vez que, depois de Napoleão, a França voltou ao feudalismo com os Bourbons e a União Soviética, depois de Gorbatchev, ao capitalismo.
b) geraram resultados diferentes das intenções revolucionárias, pois tanto a burguesia francesa quanto a russa eram contrárias a todo tipo de governo autoritário.
c) puseram em prática os ideais que as inspiraram, de liberdade e igualdade e de abolição das classes e do Estado.
d) efetivaram mudanças profundas que resultaram na superação do capitalismo na França e do feudalismo na Rússia.
e) foram marcos políticos e ideológicos, inspirando, a primeira, as revoluções até 1917, e a segunda, os movimentos socialistas até a década de 1970.

8- (Fuvest) –A Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, votada pela Assembléia Nacional Constituinte francesa, em 26 de agosto de 1789, visava:

a) romper com a Declaração de Independência dos Estados Unidos, por esta não ter negado a escravidão.
b) recuperar os ideais cristãos de liberdade e igualdade, surgidos na época medieval e esquecidos na moderna.
c) estimular todos os povos a se revoltarem contra seus governos, para acabar com a desigualdade social.
d) assinalar os princípios que, inspirados no Iluminismo, iriam fundar a nova constituição francesa
e) pôr em prática o princípio: a todos, segundo suas necessidades, a cada um, de acordo com sua capacidade.

9- (UNIME BA/2016) – Durante a Revolução Francesa, em 1789, foi aprovada a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão.

No contexto histórico da época, esse documento

a) criou novas relações político-ideológicas que permitiram o triunfo do socialismo.
b) estabeleceu novas condições de produção, tornando mais justa a relação entre capital e trabalho.
c) demonstrou ambiguidade, ao não reconhecer o direito de liberdade aos escravos das colônias.
d) promoveu o direito de igualdade de gênero, estendendo o direito de voto às mulheres.
e) fortalecia a imagem paternal da realeza, ao considerar caber ao Estado promover o bem-estar social.

10- (UNIFOR CE/2016) – A Revolução Francesa, ocorrida em 1789, que teve como ideais a liberdade, a igualdade e a fraternidade, marcou o advento de um novo paradigma estatal.

Sobre o assunto, pode-se afirmar que

a) trata-se do advento do Estado Absolutista, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.
b) trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta aos movimentos socialistas da época.
c) trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta às opressões vividas pelos operários, que não eram os donos do capital.
d) trata-se do advento do Estado Social, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.
e) trata-se do advento do Estado Liberal, que surgiu como uma resposta ao absolutismo despótico.

Gabarito

1-D
2-B
3-A
4-C
5-C

6-D
7-E
8-D
9-C
10-E

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