Exercícios sobre Holocausto

Confira os exercícios sobre o Holocausto que selecionamos para você!

0

Sabemos que Holocausto é o termo usado para se referir ao assassinato em massa de milhares de pessoas praticado pelos nazistas.

Sendo assim, a equipe do Ler e Aprender selecionou alguns exercícios sobre o Holocausto para você responder. Vamos lá?

Exercícios sobre Holocausto

1- O Holocausto foi o genocídio de milhares de pessoas durante a:

a) Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
b) Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
c) Revolução Russa (1917).
d) Revolução dos Cravos (1974).

2- Qual foi o principal grupo exterminado durante o Holocausto?

a) Mulheres
b) Negros
c) Homossexuais
d) Judeus

3- O Holocausto foi uma prática que ocorreu a partir do discurso de:

a) Benito Mussolini
b) Adolf Mussolini
c) Adolf Hitler
d) Benito Hitler

4- O _________________________ era uma característica presente no programa do partido nazista.

a) cristianismo
b) antissemitismo
c) islamismo
d) comunismo

5- Durante o Holocausto surgiram ____________________________, locais responsáveis por praticar o extermínio em massa dos indivíduos considerados inferiores aos alemães.

a) os campos de concentração
b) os campos de extermínio
c) as prisões antissemitas
d) as prisões

6- (UFSCAR 2008) “Esse mundo novo de extermínio em massa e aniquilação cultural patrocinados pelo Estado deu origem a um novo termo – genocídio, que surgiu em 1944 (…)” (Mark Mazower. “Continente sombrio”. SP: Companhia das Letras, 2001.)

O termo genocídio foi historicamente cunhado com o extermínio:

a) dos anarquistas ucranianos durante a revolução bolchevique.
b) dos judeus durante a vigência do nazismo.
c) dos romenos no seu processo de independência.
d) dos etíopes na invasão italiana.
e) dos zulus durante o governo racista da África do Sul.

7-(FATEC SP/2005) Até setembro de 1944, não existiam crianças em Auschwitz: eram todas mortas a gás na chegada. Depois dessa data, começaram a chegar famílias inteiras de poloneses: todos eles foram tatuados, inclusive os recém-nascidos.

(Primo Levi, Os afogados e os sobreviventes.)
O texto acima refere-se

a)ao chamado holocausto do povo palestino.
b)ao chamado holocausto do povo judeu.
c)à Primeira Guerra Mundial e à política de Anschluss.
d)à Segunda Guerra Mundial e à política de Anschluss.
e)ao terror retratado pelo palestino Levi ao ver seu povo sendo dominado pelos ingleses.

8-(UFU 2007) [modificada] O depoimento a seguir, escrito por uma pesquisadora polonesa em 1985, relembra momentos de sua adolescência entre judeus em Varsóvia. Trecho 1: anos finais da década de 1930; trecho 2: meados da década de 1940.

Trecho 1

“Àquela época, era difícil para qualquer um ingressar na escola de medicina da Universidade de Varsóvia – para uma moça ou um rapaz judeu, era quase impossível. Embora as universidades polonesas não tivessem chegado a adotar a exclusão total, havia não obstante uma clara restrição extra-oficial ao número de judeus admitidos como alunos, em especial nos cursos que preparavam profissionais liberais, como o de medicina.”

Trecho 2

“Os guardas obrigam mais e mais pessoas a entrarem, até que fica difícil respirar. Crianças gritam, homens praguejam e blasfemam, uma pessoa fica histérica. – Vamos botar essas três judias pra fora! – exclama de repente uma mulher. – Estaremos bem melhor sem elas. Uma forte reprimenda faz com que ela se cale. – Mais uma palavra – um homem mutilado diz asperamente – e quem vai ser jogada pra fora é você.” BAUMAN, Janina. “Inverno na Manhã. Uma jovem no Gueto de Varsóvia”. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005, p. 17 e 198.

Considerando a narrativa apresentada e o contexto a que se refere, assinale a alternativa correta.

a) A perseguição nazista aos judeus não causou inicialmente muita estranheza, pois diferentes práticas antissemitas eram comuns no dia a dia em várias partes da Europa.
b) O catolicismo e o anglicanismo eram muito difundidos na Polônia já naquela época. Fato este que justificava o forte preconceito contra outras religiões, até mesmo antes do surgimento do nazismo.
c) O convívio entre praticantes de diferentes religiões é indesejável, sobretudo em regiões com culturas tradicionais ou em espaços muito habitados, devido ao risco de violências.
d) Hostilidades, restrições e perseguições são sempre lembradas por escritores que viveram o holocausto, mas não se repetem atualmente devido à grande tolerância religiosa.
e) Na Polônia, o antissemitismo e o holocausto foram conduzidos pelos próprios poloneses católicos.

9- O que foi a “solução final”, uma medida nazista adotada durante o Holocausto?

a) Foi uma plano genocida que tinha como objetivo matar todos os judeus, arianos, ciganos, testemunhas de jeová e todos os outros grupos considerados inferiores aos alemães que habitavam a Europa
b) Foi uma plano genocida que tinha como objetivo matar todos os judeus, ciganos, testemunhas de jeová e todos os outros grupos considerados inferiores aos alemães que habitavam a Ásia.
c) Foi uma plano genocida que tinha como objetivo matar todos os judeus, ciganos, testemunhas de jeová e todos os outros grupos considerados inferiores aos alemães que habitavam a Europa.
d) Foi uma plano genocida que tinha como objetivo matar todos os judeus, arianos, ciganos, antissemitas e todos os outros grupos considerados inferiores aos alemães que habitavam a Europa.

Gabarito

1-A
2-D
3-C
4-B
5-B

6-B
7-B
8-A
9-C

Clique aqui para baixar em PDF!

Saiba mais em:

você pode gostar também
Deixe um comentário