Fontes históricas
Fontes históricas são os vestígios do passado fundamentais para a pesquisa histórica.
Fontes históricas são os vestígios do passado que fazem com que o historiador desenvolva seus estudos. Visando dar credibilidade à sua pesquisa, o historiador elabora algumas perguntas que devem ser respondidas pelas fontes históricas.
Sendo assim, elas são fundamentais para a pesquisa histórica e para o desvendar do passado. Até o século XIX, o trabalho do historiador era limitado à estudar os acontecimentos por meio das fontes escritas oficiais.
A partir do século XX, houve uma total modificação no campo da História que passou a incluir enquanto “fonte histórica” toda e qualquer produção feita pelo ser humano, desde os primórdios (antes da escrita).
Com isso, narrativas, músicas, objetos, vestuários e tantas outras produções humanas, passam a ser tão importantes para a pesquisa histórica, quantos os documentos escritos.
Tal transformação vivida pela História possibilitou que mais pesquisas fossem desenvolvidas, além de estimular novas discussões.
Tipos de fontes históricas
Existem diversos tipos de fontes históricas, desde objetos arqueológicos a dispositivos eletrônicos. É importante salientar que todas as fontes históricas são fundamentais para a pesquisa histórica.
Fontes históricas orais
A fontes históricas orais são aquelas que envolvem a narrativa, a fala. Existem sociedades em que a escrita não é praticada por todos os indivíduos, como as comunidades indígenas.
Por isso, a história desses povos é transmitida por meio da fala dos sujeitos mais velhos. Nesse sentido, a memória do narrador se torna uma ferramenta fundamental para a manutenção e perpetuação da história de sua comunidade.
As fontes históricas orais possibilitam que o grupo envolvido no acontecimento narre o seu olhar sobre o mesmo. Vejamos alguns exemplos de fontes orais:
- Discursos
- Entrevistas
- Documentários
- Relatos
- Mitos
- Lendas
Fontes históricas materiais
As fontes históricas materiais são as que envolvem os vestígios do passado que podem ser apalpados pelos indivíduos.
São consideradas as fontes mais amplas pois reúnem todas as produções do homem desde a sua existência, até os dias atuais.
Alguns exemplos das fontes materiais são:
- Fósseis
- Monumentos
- Pedras lascadas e polidas
- Urnas funerárias com ossos humanos
- Cerâmicas
- Vestuário
- Pinturas
- Pinturas rupestres
- Esculturas
Fontes históricas escritas
As fontes históricas escritas são aquelas que envolvem escritas, tais como textos, frases e documentos oficiais.
Podemos exemplificar como fontes escritas:
- Folhetos
- Revistas
- Jornais
- Poemas
- Letras de músicas
- Livros
- Leis
- Discursos
- Cartas
Pudemos perceber como são variáveis as fontes históricas que devem ser manuseadas pelo historiador, que tem o papel de extrair argumentos sólidos que tornarão sua pesquisa confiável.
Saiba mais em: