Frutas com P
Existem algumas frutas que começam com a letra P. Conheça um pouco sobre elas!
Existem inúmeras espécies de fruta pelo mundo, mas quantas você conhece que são iniciadas com a letra P? A lista é grande, e a boa notícia é que várias delas são comuns no dia a dia do brasileiro.
Frutas são alimentos ricos em vitaminas e minerais, assim, é importante que diariamente seja feita a ingestão de diferentes tipos de frutas para obter todos os benefícios para a saúde que elas podem dar.
Confira a lista com as frutas que começam com a letra P:
- Pajurá
- Patauá
- Pequi
- Pera
- Pêssego
- Physalis
- Pindaíba
- Pinha
- Pistache
- Pitanga
- Pitangatuba
- Pitaya
- Pitomba-da-Bahia
- Pitomba-do-Norte
- Pixirica
- Pomelo
- Puçá
- Pulasan
- Pupunha
Frutas com P mais conhecidas
Pequi
Com altos níveis de ácidos graxos (como o oléico e o linoléico), colaboram para reduzir o colesterol e ajuda a “desentupir” os vasos sanguíneos, o que colabora para a proteção do coração e de todo o sistema cardiovascular, prevenindo ataques cardíacos.
É uma grande fonte de potássio, vitamina A e outros nutrientes, que atuam como anti-inflamatórios naturais. É uma grande fonte de fibras, colaborando para melhor funcionamento digestivo, além de ser considerado um remédio natural para o combate à asma.
Pera
Além de potencializar o sistema imunológico, suas grandes quantidades de vitamina C e propriedades antioxidantes tornam a Pera um grande aliado para a prevenção de cânceres e doenças cardíacas. Além disso, suas fibras ajudam a controlar e prevenir a diabetes.
Pêssego
Além de rica em vitaminas A, B e C, antioxidantes (como os ácidos clorogênico e neoclorogênico), betacaroteno, fibras, potássio, magnésio , fósforo e zinco, possui alto nível de água (atuando como diurético natural). Essas propriedades permitem que o pêssego fortaleça os ossos, dentes e cabelos, inibam o envelhecimento precoce da pele e demais órgãos, previnem doenças renais, cardiovasculares e diabetes, além de doenças no fígado e bexiga.
Pitanga
A Pitanga possui forte atuação na prevenção do câncer, de doenças degenerativas e cardiovasculares, no envelhecimento precoce e ajuda no emagrecimento. Isso acontece devido a suas grandes quantidades de antocianinas, antioxidantes e diuréticas, além de inúmeros minerais (como o cálcio, ferro, fósforo, e potássio) e vitaminas (como a A, B e C).
Pitaya
É originária da América do Sul e da Ásia e é rica em vitaminas (como as do complexo B e C) e minerais que melhoram o sistema imunológico e cardiovascular. Ajuda a acelerar o metabolismo, combater diabetes e colabora para uma melhor digestão dos alimentos.
Pistache
Com origem no sudoeste asiático, o Pistache é um fruto oleaginoso rico em carotenoides, antioxidantes, vitaminas E, B6, ferro e biotina. Assim, age potencializando os sistemas imunológico e nervoso, previne a anemia, diabetes, vários tipos de cânceres, além de melhorar a digestão, o HDL (considerado o colesterol “bom”), apesar de ser um fruto muito calórico, e evitar o envelhecimento precoce.
Veja também: