A giardíase é uma infecção do intestino causada pela ingestão de cistos do protozoário Giardia lamblia presentes em água e alimentos contaminados.
Os cistos do protozoário são formas do ciclo de vida que podem resistir a condições ambientais não favoráveis para o desenvolvimento. Esses cistos estão presentes em água não tratada e fezes de indivíduos contaminados pelo protozoário.
A ingestão dos cistos pode acontecer, principalmente, pela ingestão de alimentos contaminados, ingestão de água não tratada e falta de higiene pessoal.
Sintomas da giardíase
A giardíase é muito frequente em crianças e costuma ser assintomática, entretanto, mesmo sem sintomas o indivíduo contaminado elimina cistos e pode infectar outras pessoas.
Nos pacientes sintomáticos, as principais queixas são:
- Cólicas abdominais.
- Flatulência.
- Distensão abdominal.
- Náuseas.
- Diarreia fétida e gordurosa.
- Perda de peso.
Se não for tratada, a diarreia pode estar presente durante semanas e interferir na absorção de nutrientes durante a digestão.
Diagnóstico e tratamento da giardíase
O diagnóstico de giardíase ocorre por meio de exames de fezes para detectar os protozoários Giardia lamblia.
Muitos casos de giardíase não necessitam de tratamento medicamentoso pois regride espontaneamente ao longo de algumas semanas.
Em casos mais graves, o tratamento medicamentoso é feito com antiprotozoários indicados pelo médico e que devem ser tomados, em média, por 10 dias.
Prevenção da giardíase
A prevenção da giardíase pode ser feita através da higienização correta dos alimentos, dos utensílios e ambientes onde eles são manipulados e da ingestão de água fervida ou filtrada.
Além disso, a higiene pessoal como a lavagem das mãos é de extrema importância para evitar a ingestão de cistos do protozoário.
Veja também: