Golpe da Maioridade
Golpe da Maioridade foi um ato para que Dom Pedro II assumisse o trono aos 14 anos de idade.
O Golpe da Maioridade, também conhecido como Declaração da Maioridade, foi um ato para que o poder fosse transferido a D. Pedro II aos 14 anos de idade, em 23 de julho de 1840. Esse ato marca o fim do Período Regencial e o início do Segundo Reinado.
Contexto do Golpe da Maioridade
Dom Pedro I, quando retornou a Portugal, deixou seu filho, Pedro II, como herdeiro do trono brasileiro. No entanto, Pedro II tinha apenas 5 anos de idade, mas a idade mínima para se tornar imperador era de 21 anos, de acordo com a Constituição da época.
Então, enquanto o imperador não atingia a maioridade, foi instaurado o Período Regencial, em que regentes governaram o país. Esse período foi marcado por diversas disputas políticas.
A principal delas era entre os conservadores, que defendiam um governo central, e os liberais, que pediam a criação de poderes legislativos locais. Os regentes também eram representantes desses grupos, então também existia uma disputa de qual deles iria estar no poder.
Além disso, ocorreram diversas rebeliões pelo país e o Brasil também passava por uma crise política. Como exemplo, foi durante o Período Regencial que ocorreu a Sabinada (Bahia), Balaiada (Maranhão) e a Guerra dos Farrapos (Rio Grande do Sul).
Isso intensificou as disputas políticas, ainda mais porque no poder estava um conservador. Dessa forma, em 1839, muitos políticos liberais iniciaram um movimento defendendo a antecipação da maioridade de Pedro com a intenção de que a inexperiência dele pudesse ser usada para que eles conseguissem caros importantes.
Nesse período, foi criado o Clube da Maioridade, no início de 1840, por Antônio Carlos de Andrada e Silva, para que a causa ganhasse apoio popular. Os conservadores não fizeram oposição e os liberais apresentaram à Assembleia Geral um projeto de declaração da maioridade e pediram ao Príncipe que aceitasse.
Dom Pedro II aceitou e, em 23 de julho de 1840, prestou juramento à Assembleia Geral para assumir o Império brasileiro aos 14 anos. A coroação do jovem imperador aconteceu no dia 18 de julho de 1841, na cidade do Rio de Janeiro. Dom Pedro II governou o Brasil por 58 anos, até a Proclamação da República em 1889.