A litosfera é composta por minerais e rochas que podem ser sedimentares, metamórficas ou ígneas. Essa é a camada que compõe o solo do planeta Terra.
Por isso, a litosfera está intimamente relacionada as outras camadas como hidrosfera e atmosfera, juntas elas formam a biosfera.
No planeta Terra, a litosfera é composta pela crosta terrestre e pelo manto superior. A crosta é a parte mais externa da litosfera e, por isso, mais fria. Já o manto tem temperaturas altíssimas e costuma ser líquido.
A espessura da litosfera é muito variável, podendo ter entre 40 e 280 km de profundidade, sendo maior nas regiões montanhosas. A litosfera é dividida em placas tectônicas que podem se movimentar, causando os terremotos.
O tipo de rocha varia conforme a temperatura, pressão e a região em que se encontra, nas áreas oceânicas predominam rochas basálticas, já nas regiões continentais, predominam as rochas graníticas.
A litosfera pode se transformar quando entra em contato com vento, água, seres vivos. Esses são agentes exógenos ou externos de transformação do relevo que irão moldar a superfície através de processos de desgaste e corrosão.
Placas tectônicas
A litosfera é dividida em blocos rochosos que recebem o nome de placas tectônicas. Os continentes estão localizados acima dessas placas.
Elas podem se movimentar lentamente com as correntes de convecção que são geradas pelo calor expelido pelo planeta.
O encontro de duas placas forma as paisagens montanhosas, terremotos, tsunamis e vulcões. O Brasil se encontra no centro da placa tectônica sul-americana e, por isso, não sentimos tanto os efeitos das movimentações.
Diferença entre litosfera e crosta terrestre
A litosfera é uma camada superficial e resfriada que envolve a crosta terrestre. A principal diferença entre elas é a classificação da estrutura interna do nosso planeta.
A crosta terrestre é dividida em crosta, manto e núcleo. A litosfera é parte das camadas de categoria do planeta terra: litosfera, astenosfera, mesosfera e endosfera.
Veja também: