O que é educação
Todos vivem a educação constantemente, até quem não está em uma instituição de ensino, já que não é algo restrito à sala de aula.
Poucas coisas são tão universais e atingem tantos seres humanos como a educação. Desde o momento em que uma pessoa nasce, ela já passa a estar dentro de um sistema educacional.
Primeiro, a família assume essa educação e, em seguida, a escola e a sociedade. Assim, todo mundo recebe, pelo menos, um pouco de educação, mesmo sem compreender plenamente o que é educação.
O que é educação
Por mais que muitos associem a educação à escola, esse processo não se resume somente a transmissão de conhecimento.
A educação está muito mais ligada à formação de senso crítico e da autonomia por meio do desenvolvimento de habilidades e competências, inserindo a família e a sociedade nesse processo.
Para que serve a educação
Por meio da educação, cada um pode desenvolver conhecimentos, habilidades e competências que podem contribuir para a sociedade como um todo.
No entanto, valores, ética e moral, por exemplo, não são transmitidos por meio das instituições de ensino, tornando necessário a interação familiar e social na aprendizagem.
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), a educação deve ir além dos limites da instituição escolar, englobando também o que é apendido no convívio social. Sendo assim, a educação é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da sociedade.
Quando todos em uma sociedade recebem uma boa educação, todos passam a ter mais autonomia e senso crítico, o que garante a dignidade desses indivíduos.
A educação também é essencial para que uma pessoa exerça sua cidadania e conheça a sua cultura, o que também faz com que todos tenham a dignidade garantida.
Tipos de educação
Como a educação não se resume somente à escola, existem dois tipos de educação:
- Educação formal: engloba instituições de ensino, graus, currículos e diplomas, sendo um processo de fixação de conhecimentos mediado por um educador;
- Educação informal: aprendizagem que acontece por meio da interação social e das experiências de forma espontânea, sem formalidades de currículo e lugar.
Sendo assim, a educação formal é restrita ao ambiente de ensino, enquanto a informal ocorre no cotidiano, com familiares, amigos, colegas, vizinhos e até mesmo pessoas desconhecidas.
No Brasil, a educação formal é dividida em diversos níveis para se adequar ao que é ensinado e a fase de vida dos indivíduos. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), a educação brasileira é dividida em:
- Educação infantil
- Ensino fundamental
- Ensino médio
- Educação de jovens e adultos
- Educação no campo
- Ensino técnico
- Ensino superior (bacharelado ou licenciatura)
- Pós-graduação/Especialização
- Mestrado
- Doutorado
- Pós-doutorado
Atualmente, maior parte das crianças e adolescentes têm acesso à educação básica (ensino fundamental e médio), mas muitas ainda enfrentam problemas, como repetir o ano e abandonar os estudos para trabalhar.
Nos índices que medem a qualidade de ensino, o Brasil não alcança boas posições, o que mostra que a prioridade no país não é a educação.
Veja mais: