Quem foi Hitler?

Adolf Hitler foi um político alemão e líder do exército nazista. Ele instigou a Segunda Guerra Mundial, que teve seu início marcado com a invasão à Polônia.

Adolf Hitler nasceu no dia 20 de abril de 1889. Ele tinha o desejo de se tornar artista, então, em 1907, fez sua candidatura na Academia de Belas Artes de Viena. Porém, seu pedido foi negado em 1908.

Com o início da Primeira Guerra Mundial (1914-1918), Hitler tentou se candidatar ao exército austríaco, mas não obteve sucesso. Apesar disso, ele conseguiu se alistar no exército alemão. Por conta de sua bravura, ele conseguiu ganhar a Cruz de Ferro.

Quando a guerra se encerrou, ele, assim como outros, ficou desempregado. No período, a Alemanha passou por uma grande transformação social e com o fim da monarquia, começou-se a originar filosofias extremistas, do comunismo ao nacionalismo.

Nessa época Hitler foi para Munique e se tornou um dos primeiros membros do Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães (Nazista).

Partido Nazista

A depressão econômica mundial (1929) permitiu que os nazistas fizessem grandes avanços políticos. Como Hitler, que era um brilhante orador, eles passaram a ser reconhecidos como um legítimo partido político pelo descontente eleitorado alemão.

No ano de 1933, o partido tinha conquistado tanta popularidade, que Adolf Hitler foi nomeado como chanceler da Alemanha pelo então presidente Paul von Hindenburg (1847-1934).

Com a sua nova posição, Hitler começou a tomar posição para derrubar Hindenburg e iniciou a militarização na Alemanha, o que era proibido pelo Tratado de Versalhes.

Hitler intensificou a perseguição aos judeus e começou a agir para a constituição do Lebensraum, espaço vital dos arianos, quebrando mais uma vez o Tratado de Versalhes e por  fim, ele invadiu a Polônia, iniciando-se a Segunda Guerra Mundial.

Segunda Guerra Mundial

Hitler foi o principal comandante do exército alemão. Entre os anos de 1939 e 1941, a Alemanha conseguiu conquistar vários países, como França, Noruega e Dinamarca. Ele ainda liderou o ataque à União Soviética. Nisso, a Alemanha perdeu três batalhas.

Com as diversas derrotas e variados atentados à vida de Hitler, o governo nazista começou a gerar resistência. A situação ficou crítica, mas Hitler ainda tinha fé em uma reviravolta. Então, ele começou a comandar o exército de um abrigo subterrâneo, conhecido com Führerbunker.

As tropas do Exército Vermelho cercavam Berlim, a capital alemã. Hitler, com medo de ser capturado igual o líder fascista, Mussolini, cometeu suicídio no dia 30 de abril de 1945, junto à sua esposa. Os corpos foram queimados e os restos escondidos.

Três dias após a morte de Hitler, a Alemanha se rendeu, finalizando a Segunda Guerra Mundial.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário