Quem foi o primeiro presidente do Brasil?

O primeiro presidente do Brasil foi eleito de forma indireta, no ano de 1889. Seu mandato contou com várias divergências e então, ele renunciou.

0

O Brasil, antes de ser república, era uma monarquia. No período, o país teve dois imperadores, sendo Dom Pedro I e Dom Pedro II.

Com a Proclamação da República, no dia 15 de novembro de 1889, o Brasil deixou de ser governado por um monarca e a figura do Presidente da República passou a ser representante do país.

De acordo com a primeira constituição republicana, o primeiro presidente do Brasil deveria ser escolhido de forma indireta. Esse governo deveria ter se encerrado em 1894, mas por problemas ideológicos, finalizou apenas um ano depois, em 1891.

Quem foi o primeiro presidente do Brasil? 

O primeiro presidente do Brasil foi Manuel Deodoro da Fonseca. Seu vice foi Floriano Peixoto.

Por conta de divergências econômicas (Inflação, falência de bancos, empresas, entre outros) e políticas (censura, autoritarismo e fechamento do Congresso Nacional), Marechal Deodoro renunciou o cargo em 1891, três anos antes do previsto para encerrar o mandato.

Com isso, o militar Floriano Peixoto assumiu a presidência, permanecendo até 1894. O governo de Marechal Deodoro e Floriano Peixoto ficou conhecido como a República da Espada (1889-1894).

Primeiro presidente eleito diretamente 

O primeiro presidente a ser eleito de forma direta no Brasil, foi Prudente de Morais. Enquanto estava no mandato, a Bahia foi palco da Guerra de Canudos, conflito entre o Exército e os integrante do movimento popular comandado por Antônio Conselheiro.

Apesar de deixar claro seu perfil elitista, Prudente de Morais tinha grande popularidade entre a população brasileira. Além disso, ele foi o primeiro civil a ser eleito, se iniciando a alternância entre representantes das oligarquias rurais do sudeste brasileiro até 1930.

Veja também:

você pode gostar também