Significado de Quarta-feira de Cinzas

A Quarta-feira de Cinzas é uma data cristã que relembra a mortalidade do ser humano.

0

Após o Carnaval, sempre está presente no calendário uma data que a maior parte das pessoas não compreende: a Quarta-feira de Cinzas. Muitos interpretam o dia como um segundo feriado para descansar da folia do Carnaval, mas a data possui um significado muito mais profundo, ligado à religião cristã.

O que significa a Quarta-feira de Cinzas

De acordo com o calendário católico, a Quarta-feira de Cinzas é o primeiro dia da Quaresma, sendo o dia seguinte a Terça de Carnaval. Nesse dia, os fiéis católicos recebem cinzas como um símbolo para a reflexão sobre a conversão e sobre a fragilidade da vida humana. Assim, a Quarta-feira de Cinzas é um dia para se lembrar da mortalidade.

As cinzas são parte de um costume antigo narrado na Bíblia de jogar cinzas sobre a cabeça como forma de demonstrar arrependimento diante de Deus. Por causa disso, os participantes das missas de Quarta-feira de Cinzas são manchados com cinzas na testa.

As cinzas utilizadas nessa ocasião resultam da queima dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior, misturadas à água benta. No momento de manchar a testa dos fiéis, o celebrante declara a frase “Lembra-te que és pó e que ao pó voltarás” ou a frase “Convertei-vos e crede no Evangelho”.

Portanto, a Quarta-feira de Cinzas marca o início da Quaresma, um período de arrependimento e conversão que só é finalizado na Páscoa, que marca o recomeço da vida.

Quarta-feira de Cinzas é feriado?

Ao contrário do que muitos pensam, a Quarta-feira de Cinzas não é feriado nem pela manhã, sendo um ponto facultativo. No entanto, muitos estabelecimentos só funcionam após o meio-dia pela força da tradição e não por ser um feriado decretado.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário