Teia alimentar
As teias alimentares são compostas pelo cruzamento de várias cadeias alimentares de um ecossistema.
A teia alimentar é um conjunto de cadeias alimentares que se intercruzam na natureza. Geralmente, as teias refletem melhor as relações entre os níveis tróficos.
É importante lembrar que o nível trófico é definido por cada grupo da cadeia alimentar, é ele que determina o fluxo de energia dentro de uma cadeia alimentar e quanto mais distante dos produtores, menor é a energia recebida pelo organismo.
Nas teias alimentares, é possível observar que um mesmo indivíduo pode apresentar uma alimentação variada e ocupar mais de um nível trófico.
Por isso, nas teias alimentares, o fluxo de energia não possui um caminho unidirecional, ele pode assumir diversos caminhos, pois as cadeias alimentares estão interligadas.
Teias alimentares e ecossistemas
As relações em uma teia alimentar são determinadas pela origem energética do alimento, ou seja, a autotrofia das plantas, até a decomposição dos restos orgânicos por fungos e bactérias.
Vários seres vivos pertencem a diversas cadeias alimentares ao mesmo tempo e, por isso, ocupam diversos papéis na natureza, fazendo com que ele possa ter relações com múltiplos organismos, dando origem a um ecossistema.
Como a maioria dos seres vivos estão interligados de alguma forma através das teias alimentares, é necessário ter cuidado com contaminações tóxicas, pois elas podem ser transferidas a diversos níveis tróficos, afetando toda teia alimentar.
Diferença entre teia alimentar e cadeia alimentar
As teias alimentares são complexas e exibem todas as relações existentes em um ecossistema, mostrando que um mesmo ser vivo pode ter uma alimentação variada e pertencer a várias cadeias alimentares.
A cadeia alimentar representa um fluxo energético unidirecional, as relações são simples e lineares, geralmente compostas por produtor, consumidor, decompositor.
Veja também: