A asma é causada pelo estreitamento dos canais que levam o ar até os pulmões, chamados brônquios. Isso dificulta que o ar passe causando sufoco, contrações e broncoespasmos e desencadeando uma crise de asma.
Para o indivíduo que possui asma, expirar o ar que está dentro dos pulmões é mais difícil que inspirar o ar atmosférico, já que a inflamação dos bronquíolos pode gerar muco que obstrui a passagem do ar.
Crises de asma podem acontecer com pessoas de todas as idades, no entanto, a maioria das pessoas asmáticas são diagnosticadas quando criança.
Sintomas da asma
A asma pode causar sintomas como:
- Sensação de sufocamento.
- Falta de ar.
- Tosse seca.
- Chiado no peito.
- Sensação de aperto no peito.
Causas da asma
As principais causas de crises asmáticas são:
- Contato com substâncias alergênicas como poeira, ácaros, pólen, mofo, pelos de animais, fumaça, etc.
- Alimentos com mais riscos de alergia como ovo, leite, amendoim, camarão e etc.
- Prática de atividades físicas intensas.
- Agentes químicos, tinturas e agrotóxicos.
- Mudanças bruscas de temperatura.
- Uso de medicamentos.
- Problemas de saúde associados.
Situações de emergência para pessoas com asma
Algumas situações indicam que o paciente asmático precisa de atendimento médico com urgência, veja algumas dessas características abaixo.
- Lábios e face arroxeados.
- Sonolência extrema.
- Confusão mental.
- Dificuldade para respirar.
- Pulsação acelerada.
- Ansiedade.
- Sudorese excessiva.
- Chiado no peito audível como um miado de gato.
Diagnóstico de asma
O histórico do paciente e exames de imagem são as principais ferramentas que o médico utilizará para fazer o diagnóstico de asma.
Podem também ser medidas as funções pulmonares através de um teste onde o paciente assopra um tubo que é ligado a um computador.
Tratamento da asma
A asma não possui cura, mas as crises podem ser prevenidas e controladas através de medicações de uso contínuo que minimizam a sensibilidade do paciente e a inflamação dos bronquíolos.
Mudanças no estilo de vida também podem ajudar a controlar as crises de asma, é importante a prática de exercícios físicos leves, evitar as substâncias que são gatilhos para crises, por exemplo.
Prevenção da asma
A asma pode ser prevenida através de testes de alergia, estilo de vida saudável para manter a imunidade elevada, higiene dos ambientes de trabalho e de casa, troca de lençóis periódias, etc.
Veja também: