No entanto, esse não é o caso dos artrópodes que têm como característica principal do grupo a presença do exoesqueleto de quitina.
Ter o exoesqueleto proporciona ao invertebrado maior proteção e sustentação do seu corpo garantindo mais facilidade na locomoção.
Características dos animais invertebrados
Assim como os outros animais, os invertebrados são eucariontes, pluricelulares e heterotróficos. Além disso, eles também podem ser terrestres ou aquáticos.
Os invertebrados não possuem coluna vertebral e crânio, eles têm simetria bilateral, fazem respiração aeróbica e se reproduzem de forma sexuada na maioria das vezes.
Com exceção dos poríferos, eles possuem o corpo organizado em órgãos e tecidos.
Poríferos
Os poríferos possuem o corpo com muitos poros, são animais aquáticos, sésseis (fixos no substrato) e a alimentação é por filtração. As esponjas são exemplos de poríferos.
Cnidários
Os cnidários são animais aquáticos e possuem duas formas corporais: os pólipos que são sésseis e, as medusas que são livres. Possuem uma única cavidade que funciona como boca é ânus. As águas-vivas e os corais são animais pertencentes a esse grupo.
Platelmintos
Os platelmintos são popularmente chamados de vermes, eles possuem o corpo achatado e podem parasitar outros animais, inclusive os humanos. As planárias e as tênias fazem parte desse grupo.
Nematódeos
Os nematódeos também possuem o corpo achatado, mas suas extremidades são afiladas. Eles são parasitas de vida livre, como as lombrigas, por exemplo.
Anelídeos
Os anelídeos, como o próprio nome diz, tem o corpo segmentado em anéis. Podem ser aquáticos ou terrestres, desde que vivam em um ambiente úmido. As minhocas e as sanguessugas são integrantes desse grupo.
Moluscos
Os moluscos possuem o corpo mole e podem ou não ter uma concha protegendo-o. As lesmas, os caracóis, as lulas e os polvos são alguns dos representantes dos moluscos.
Equinodermos
Os equinodermos possuem canais internos por onde a água circula. Esses canais são fundamentais para a alimentação e movimentação desse animal. As estrelas-do-mar, os ouriços-do-mar e os pepinos-do-mar pertencem a esse grupo.
Artrópodes
Os artrópodes possuem um exoesqueleto revestindo seu corpo que limita seu crescimento, sendo necessário a realização da muda, nome dado a troca de esqueleto externo. Esses animais também possuem apêndices articulados em seu corpo. As borboletas, aranhas, escorpiões, lagartas são alguns dos representantes desse grupo, que é o maior dos animais.
Miriápodes
Os miriápodes são terrestres e possuem o corpo formado por um par de antenas, cabeça, tronco alongados, várias pernas e não têm mandíbula articulada. As centopeias e as lacraias fazem parte desse grupo.
Crustáceos
Os crustáceos podem ser vistos em superfícies terrestres, mas, geralmente, são animais aquáticos. Eles possuem corpo segmentado, 2 pares de antenas com função sensorial e de equilíbrio. Além disso, eles têm apêndices locomotores e mandíbula. Os caranguejos, camarões e os siris são alguns dos animais desse grupo.
Curiosidades
Os crustáceos representam a grande maioria dos animais do planeta.
Apesar da maioria dos invertebrados ser pequena, existem animais muito grandes como a lula gigante que pode ter até 18 metros.
A distância que o salto de uma pulga atinge pode ter até 200 vezes o tamanho de seu corpo.
Mapa mental
O conteúdo sobre animais invertebrados é bastante extenso e, por isso, a equipe do Ler e Aprender preparou um mapa mental para te ajudar a estudar!
Você pode colar ele em seu caderno e usar sempre que necessário!
Clique aqui para baixar esse mapa mental em PDF!
Veja também: