Antibióticos

Os antibióticos são medicamentos usados para combater infecções bacterianas! Continue lendo para entender melhor!

Os antibióticos são medicamentos utilizados no tratamento de doenças infecciosas causadas principalmente por bactérias, mas eles também possuem eficiência contra infecções fúngicas.

Eles podem ter origem natural ou sintética e a ação deles pode matar ou impedir a replicação da bactéria patogênica dentro do corpo humano.

Em alguns casos, os antibióticos também são usados em infecções virais para tentar conter a replicação do vírus no organismo, mas a eficácia desse tratamento não é garantida.

História dos antibióticos

O primeiro antibiótico a ser descoberto foi a penicilina, em 1928 por Alexander Fleming. No entanto, a utilização da penicilina como antibiótico só começou a acontecer em 1940, em consequência da Segunda Guerra Mundial.

Antibiótico - Penicilina
Antibiótico – Penicilina

A descoberta da penicilina foi por acaso, mas mudou a história da medicina, reduzindo drasticamente o número de mortes por infecções bacterianas.

Durante pesquisas com culturas de bactérias, Fleming percebeu que algumas placas haviam sido contaminadas pelo fungo Penicillium, que impediu o crescimento das bactérias.

Foi dai que ele percebeu que esse fungo poderia ser usado no controle de infecções bacterianas e surgiu então o primeiro agente com poder antibiótico do mundo.

Tipos de antibióticos

Os antibióticos possuem ativos antibacterianos que podem ser classificados como:

  • Bactericidas: são os antibióticos que atuam matando as bactérias que estão causando a infecção.
  • Bacteriostáticos: são os antibióticos que atuam impedindo que as bactérias se reproduzam no corpo do indivíduo, fazendo com que a infecção seja controlada.

Ação dos antibióticos

A ação dos antibióticos pode ocorrer de duas formas: matando o agente patogênico ou impedindo que sua multiplicação.

Para isso, eles podem utilizar diversos mecanismos:

  • Inibição da síntese de RNA.
  • Bloqueio da replicação do DNA.
  • Inibição da síntese proteica.
  • Bloqueio do sítio ativo de enzimas.
  • Desregulação da permeabilidade da membrana bacteriana.

Resistência bacteriana

Os antibióticos precisam ser tomados de forma correta, pois, a má administração desse medicamento pode contribuir para a resistência bacteriana que é um problema de saúde grave.

Antibiótico - Superbactéria
Antibiótico – Superbactéria

A resistência bacteriana ocorre quando as bactérias não respondem mais ao agente usado no antibiótico e continuam se multiplicando mesmo com a utilização dele, ou seja, o antibiótico se torna ineficiente.

Isso torna-se um problema porque as bactérias podem se tornar super-resistentes a ponto de nenhum antibiótico conhecido conseguir controlar a infecção.

Sendo assim, os antibióticos devem ser tomados no horário correto e na quantidade de dias indicada pelo médico. A pausa no meio do tratamento pode levar a mutações na bactéria que tornem o antibiótico ineficiente.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário