Antibióticos

Os antibióticos são medicamentos usados para combater infecções bacterianas! Continue lendo para entender melhor!

0

Os antibióticos são medicamentos utilizados no tratamento de doenças infecciosas causadas principalmente por bactérias, mas eles também possuem eficiência contra infecções fúngicas.

Eles podem ter origem natural ou sintética e a ação deles pode matar ou impedir a replicação da bactéria patogênica dentro do corpo humano.

Em alguns casos, os antibióticos também são usados em infecções virais para tentar conter a replicação do vírus no organismo, mas a eficácia desse tratamento não é garantida.

História dos antibióticos

O primeiro antibiótico a ser descoberto foi a penicilina, em 1928 por Alexander Fleming. No entanto, a utilização da penicilina como antibiótico só começou a acontecer em 1940, em consequência da Segunda Guerra Mundial.

Antibiótico - Penicilina
Antibiótico – Penicilina

A descoberta da penicilina foi por acaso, mas mudou a história da medicina, reduzindo drasticamente o número de mortes por infecções bacterianas.

Durante pesquisas com culturas de bactérias, Fleming percebeu que algumas placas haviam sido contaminadas pelo fungo Penicillium, que impediu o crescimento das bactérias.

Foi dai que ele percebeu que esse fungo poderia ser usado no controle de infecções bacterianas e surgiu então o primeiro agente com poder antibiótico do mundo.

Tipos de antibióticos

Os antibióticos possuem ativos antibacterianos que podem ser classificados como:

  • Bactericidas: são os antibióticos que atuam matando as bactérias que estão causando a infecção.
  • Bacteriostáticos: são os antibióticos que atuam impedindo que as bactérias se reproduzam no corpo do indivíduo, fazendo com que a infecção seja controlada.

Ação dos antibióticos

A ação dos antibióticos pode ocorrer de duas formas: matando o agente patogênico ou impedindo que sua multiplicação.

Para isso, eles podem utilizar diversos mecanismos:

  • Inibição da síntese de RNA.
  • Bloqueio da replicação do DNA.
  • Inibição da síntese proteica.
  • Bloqueio do sítio ativo de enzimas.
  • Desregulação da permeabilidade da membrana bacteriana.

Resistência bacteriana

Os antibióticos precisam ser tomados de forma correta, pois, a má administração desse medicamento pode contribuir para a resistência bacteriana que é um problema de saúde grave.

Antibiótico - Superbactéria
Antibiótico – Superbactéria

A resistência bacteriana ocorre quando as bactérias não respondem mais ao agente usado no antibiótico e continuam se multiplicando mesmo com a utilização dele, ou seja, o antibiótico se torna ineficiente.

Isso torna-se um problema porque as bactérias podem se tornar super-resistentes a ponto de nenhum antibiótico conhecido conseguir controlar a infecção.

Sendo assim, os antibióticos devem ser tomados no horário correto e na quantidade de dias indicada pelo médico. A pausa no meio do tratamento pode levar a mutações na bactéria que tornem o antibiótico ineficiente.

Veja também:

você pode gostar também