Dia da Mentira – 1º de Abril

O Dia da Mentira surgiu no século 16 e continua até hoje como um dia para pregar peças e contar pequenos boatos para enganar os outros.

0

O Dia da Mentira é uma tradição de alguns países da Europa e América, sendo um dia em que as pessoas saem pregando peças e espalhando boatos como forma de brincadeira. A data é comemorada anualmente no dia 1º de abril, também sendo conhecida em muitos lugares como “dia dos tolos” ou “dia dos bobos”.

Porque 1º de abril é Dia da Mentira

No final da Idade Média, o Ano Novo era comemorado no dia 25 de março, já que a data marcava o início da primavera. As festividades do início do novo ano duravam uma semana, terminando no dia 1º de abril.

No entanto, em 1564, o rei Carlos IX da França resolveu adotar o calendário gregoriano, que ainda é usado na maior parte dos países. Assim, o Ano Novo deveria ser comemorado no dia 1º de janeiro.

Alguns franceses foram resistentes à mudanças e continuaram comemorando o Ano Novo do dia 25 de março ao dia 1º de abril. Por causa disso, pessoas passaram a ridicularizar esse grupo, enviando presentes estranhos e convites para festas que não existiam.

Ao longo dos séculos, as pegadinhas de 1º de abril se difundiram na Europa e na América, tornando o Dia da Mentira que surgiu na França no século 16 uma tradição em vários países.

1º de abril no Brasil

Não se sabe exatamente quando e como a brincadeira de pregar peças no dia 1º de abril chegou ao Brasil, mas muitos responsabilizam o jornal A Mentira, do século 19, por difundir amplamente o Dia da Mentira no país.

No dia 1º de abril de 1848, aconteceu o lançamento do jornal A Mentira. Nesse dia, a principal notícia foi a do falecimento do imperador Dom Pedro II. No dia seguinte, o jornal se retratou, explicando que a notícia era apenas uma brincadeira de Dia da Mentira.

A última edição do A Mentira saiu no dia 14 de setembro de 1849, convidando todas as pessoas que o jornal estava devendo para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte. No entanto, o convite dava como referência um local que não existia.

Dia da Mentira é feriado?

O Dia da Mentira não é feriado ou ponto facultativo no Brasil. A data serve apenas para divertimento da população que prega peças e conta pequenas mentiras uns para os outros, mas continua sendo um dia em que todas as atividades são mantidas normalmente.

Veja também:

você pode gostar também