Fimose

A fimose é causada pelo excesso de pele que recobre o pênis. Veja tudo sobre essa condição.

0

A fimose é uma condição comum nos homens que, na maioria dos casos, pode ser observada desde o nascimento. Ela é causada por um excesso de pele que recobre a glande e o prepúcio (cabeça do pênis) e dificulta que ela seja exposta.

Esse excesso de pele pode desaparecer naturalmente, mas é comum realizar uma intervenção cirúrgica simples ainda na infância para que a pele em excesso seja removida. No Brasil, a cirurgia de fimose é feita gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O que a fimose causa?

Os meninos que possuem a pele que causa a fimose durante a infância podem sentir dores constantes e ter muitas inflamações na glande.

Nos homens adultos, se o excesso de pele na glande não for removido, ele pode causar problemas sexuais, infecções urinárias, maior propensão a contrair infecções sexualmente transmissíveis (IST) e também aumentar as chances do desenvolvimento de câncer de pênis.

Tipos de fimose

  • Fimose fisiológica: presente desde o nascimento dos homens.
  • Fimose secundária: surge em qualquer fase da vida, geralmente depois de casos de infecção ou traumatismo no pênis.

Diagnóstico de fimose

O diagnóstico de fimose é feito pelo médico pediatra ou urologista com um exame físico, onde ele tenta retrair a pele para expor a glande manualmente. Se não for possível ver a glande completamente, é constatada a fimose.

Esse exame é feito desde o nascimento dos bebês masculinos e permanece até os 5 anos de idade nas consultas médicas periódicas.

É importante ressaltar que a fimose é diferente da dobra natural que recobre a glande dos homens e permite a exposição total dela.

Tratamento de fimose

  • Medicamentos para dor causa pelas inflamações;
  • Exercícios de retração da pele para que a pele se solte pouco a pouco;
  • Intervenção cirúrgica para retira do excesso de pele.

Prevenção da fimose

A fimose é uma condição adversa que não possui prevenção já que, na maioria das vezes ocorre ainda durante o desenvolvimento embrionário.

Curiosidade

Você sabia que em casos muito raros, as mulheres também podem ter fimose? É isso mesmo!

A fimose feminina acontece quando os pequenos lábios da vagina se aderem e fecham completamente a abertura vaginal. Essa condição só pode ser resolvida com a prescrição médica de pomadas a base de estrogênio.

Veja também:

você pode gostar também