O Lobisomem é um personagem do folclore brasileiro muito conhecido. Mesmo com seu surgimento remetendo à Europa, sua lenda é conhecida mundialmente.
Trazida pelos portugueses, a lenda do Lobisomem possui diversas variações regionais no Brasil.
Lenda do Lobisomem
A lenda do Lobisomem pode sofrer variações dependendo da região do país. Algumas regiões acreditam que o Lobisomem se transforma em lobo nas noites de sexta-feira, em uma encruzilhada.
Para retornar ao corpo de homem, ele precisa voltar à encruzilhada pela manhã.
Já outros locais defendem que o Lobisomem é o oitavo filho. Existem versões que acreditam que o sétimo filho de uma família que só havia tido mulheres até então, se tornará Lobisomem a partir do momento em que ele entrar na puberdade.
Com isso, o rapaz se transformará em Lobisomem em todas as noites de lua cheia. Só retornará ao corpo de homem, ao amanhecer.
Existem versões que dizem que se a criança não for batizada, ela virará Lobisomem, pois ele prefere raptar indivíduos não batizados.
Esse é um dos motivos de muitas famílias batizarem seus filhos assim que eles nascem.
Existem regiões que acreditam que o Lobisomem passou a existir a partir de uma maldição que transforma homens em lobo nas noites de lua cheia.
No corpo de lobo, ele parte em busca de vítimas. De acordo com a cultura popular, ele só pode ser capturado quando atingido por objetos de metal, facas ou bala.
Ainda existem versões que dizem que a maldição do Lobisomem é transmitida de pai para filho. As pessoas que sobrevivem à sua mordida, também se transformam em Lobisomem.
Veja mais em:
- Cuca; Personagem do folclore brasileiro
- Mula Sem Cabeça; Personagem do folclore brasileiro
- Iara; Personagem do folclore brasileiro
- Vitória-Régia; História do folclore brasileiro
- Saci-Pererê; Personagem do folclore brasileiro
- Caipora; Personagem do folclore brasileiro
- Negrinho do Pastoreio; Personagem do folclore brasileiro