Caipora – Personagem do folclore brasileiro

A Caipora é uma personagem do folclore brasileiro considerada guardiã dos animais, protegendo os animais dos caçadores.

0

A Caipora é uma entidade do folclore brasileiro, considerada protetora dos animais e guardiã das florestas. De acordo com a lenda, a Caipora uiva e grita para assustar homens que entram na floresta para caçar animais.

No imaginário nacional, a Caipora é uma figura associada à vida da floresta, protegendo os animais de serem abatidos por caçadores, principalmente de forma violenta. Para isso, a entidade apronta ciladas, tendo até o poder de ressuscitar animais mortos para assustar os caçadores.

Características da Caipora

A Caipora é descrita como uma mulher indígena anã que tem cabelos vermelhos e orelhas pontiagudas, além do corpo vermelho ou verde, dependendo de onde a história é contada. Ela vive nua nas florestas e é capaz de assustar e confundir os caçadores por meio de uivos e gritos altos.

Além disso, ela tem o poder de ressuscitar e controlar animais. Assim, ela pode espantar os animais quando sente que algo ruim pode acontecer. A Caipora também faz armadilhas para afastar os caçadores da floresta.

Além dessas características, a Caipora fuma, um fato usado pelos caçadores para driblar a entidade. Sendo assim, para entrar na floresta com a permissão da Caipora, é preciso levar um pouco de fumo como oferenda. No entanto, mesmo com a permissão, os animais não devem ser tratados com crueldade e fêmeas que estão grávidas não podem ser caçadas.

Em outras versões regionais da lenda, Caipora é descrito como um homem indígena baixo que é muito peludo e que possui a pele escura. Nessas versões, o homem monta um porco-do-mato e carrega uma vara.

Por se tratar de uma história contada oralmente, surgem diversas variações da história. Desse modo, existem versões em que Caipora anda em uma perna só como o Saci-Pererê ou possui os pés voltados para trás igual ao Curupira, outra entidade folclórica protetora das florestas. Por causa disso, muitos confundem a Caipora com o Curupira.

Origem da lenda da Caipora

A lenda da Caipora tem origem na mitologia tupi-guarani. Em tupi, a palavra “caipora” quer dizer “habitante do mato”. Sendo assim, essa lenda é de origem indígena, assim como diversos outros personagens do folclore brasileiro. Alguns exemplos de personagens da mitologia tupi-guarani são o Curupira, a Boitatá e a Iara.

Curiosidades sobre a Caipora

  • No Norte e no Nordesta, a palavra “caipora” é usada para se referir a pessoas azaradas e infelizes;
  • Nas versões da lenda em que Caipora é um homem, ele é considerado primo do Curupira;
  • A Caipora era uma dos personagens de Castelo Rá-Ti-Bum, da TV Cultura. No programa, a Caipora aparecia sempre que alguém assobiava e só desaparecia quando alguém adivinhava a palavra secreta que ela havia pensado.

Veja também:

você pode gostar também