Lobisomem

O Lobisomem é um dos personagens do folclore brasileiro.

0

O Lobisomem é um personagem do folclore brasileiro muito conhecido. Mesmo com seu surgimento remetendo à Europa, sua lenda é conhecida mundialmente.

Trazida pelos portugueses, a lenda do Lobisomem possui diversas variações regionais no Brasil.

Lenda do Lobisomem

A lenda do Lobisomem pode sofrer variações dependendo da região do país. Algumas regiões acreditam que o Lobisomem se transforma em lobo nas noites de sexta-feira, em uma encruzilhada.

Para retornar ao corpo de homem, ele precisa voltar à encruzilhada pela manhã.

Já outros locais defendem que o Lobisomem é o oitavo filho. Existem versões que acreditam que o sétimo filho de uma família que só havia tido mulheres até então, se tornará Lobisomem a partir do momento em que ele entrar na puberdade.

Com isso, o rapaz se transformará em Lobisomem em todas as noites de lua cheia. Só retornará ao corpo de homem, ao amanhecer.

Existem versões que dizem que se a criança não for batizada, ela virará Lobisomem, pois ele prefere raptar indivíduos não batizados.

Esse é um dos motivos de muitas famílias batizarem seus filhos assim que eles nascem.

Existem regiões que acreditam que o Lobisomem passou a existir a partir de uma maldição que transforma homens em lobo nas noites de lua cheia.

No corpo de lobo, ele parte em busca de vítimas. De acordo com a cultura popular, ele só pode ser capturado quando atingido por objetos de metal, facas ou bala.

Ainda existem versões que dizem que a maldição do Lobisomem é transmitida de pai para filho. As pessoas que sobrevivem à sua mordida, também se transformam em Lobisomem.

Veja mais em:

você pode gostar também