Água destilada, desmineralizada e deionizada – Entenda as diferenças!

Você conhece as águas purificadas? Continue lendo para saber a diferença sobre elas!

0
As águas dos tipos destilada, desmineralizada e deionizada passaram por processos de purificação e remoção de íons provenientes dos sais minerais. O que diferencia cada uma delas, é justamente o processo de purificação.

Água destilada

A água destilada passa por um processo de purificação em um aparelho chamado de destilador. Esse é o processo mais simples de purificação que separa misturas liquidas.

A destilação retira a maior parte dos minerais da água proveniente da natureza, mas alguns minerais são muito pesados e permanecem na água mesmo depois de passar pelo destilador.

O destilador recebe água comum, ela é aquecida e ao entrar em ebulição evapora completamente. O vapor obtido é resfriado e se condensa em outro recipiente, voltando a forma líquida e purificada, sendo essa a água destilada.

Água destilada - Destilador
Água destilada – Destilador

Água desmineralizada e água deionizada

A água desmineralizada e a água deionizada são nomes diferentes dados para as águas que passaram pelo mesmo processo chamado de deionização, que retira completamente os íons provenientes dos sais minerais.

Essa água é purificada num aparelho chamado de deionizador que possui um sistema de resinas que são insolúveis, aniônicas e catiônicas e neutralizam a água através da adição e remoção de íons.

As resinas do tipo catiônicas trocam seus íons hidrogênio (H+) presentes nelas por íons de cálcio, magnésio, ferro, manganês, alumínio, cobre, zinco, cromo, níquel e outros cátions metálicos.

As resinas que são aniônicas, doam íons hidroxila (OH) em troca dos íons de clorato, cloreto, sulfato, sulfito, nitrato, fosfato, fluoreto, sílica e outros ânions.

Geralmente a água que entra no deionizador já é destilada, sendo assim, a deionização é um segundo processo de purificação da água, por isso a água deionizada é mais pura que a destilada.

Água desmineralizada - Aparelho deionizador
Água desmineralizada – Aparelho deionizador

Qual é a água mais pura?

A pureza dessas águas é o que as torna diferentes, a água desmineralizada ou deionizada é mais pura do que a água destilada.

A água desmineralizada ou deionizada é chamada muitas vezes de água ultrapura ou bidestilada, devido seu alto grau de purificação.

Veja também:

você pode gostar também