Perséfone – Deusa do mundo inferior na mitologia grega

A deusa do mundo inferior na mitologia grega, Perséfone, é filha de Zeus e Deméter. Ela foi raptada por Hades e passou a governar com ele o submundo.

Perséfone, na mitologia grega, é a deusa do mundo inferior. Além disso, ela também é considerada a deusa da agricultura, das flores, estações, frutos, ervas e fertilidade.

A deusa era muito bonita, o que atraía a atenção de muitos deuses. Dessa forma, é muito comum que Perséfone seja representada como uma mulher jovem, usando vestido e, em muitos casos, segurando uma romã, fruto proibido que ela comeu no submundo.

No mundo inferior, ela aprendeu a governar o mundo de Hades, seu marido. A deusa ainda conheceu muitos de seus mistérios e assim, tornou-se guardiã do mundo dos mortos.

Quem foi Perséfone? 

A deusa do mundo inferior era filha de Zeus, o deus dos deuses, e Deméter, a deusa da agricultura e das estações do ano. Criada no monte Olimpo, Perféfone foi sequestrada por seu tio, Hades, mudando-se para o submundo.

Socorrida por seu irmão, Hermes, ela passou a viver metade do ano no Olimpo, quando era chamada de Cora (Koré). Os chás de plantas como alecrim e sáliva, além de abelhas e mel, eram consagrados a ela.

Muitos homens chegaram a se apaixonar pela deusa, como Pírito, um rei dos Lápitas, antigo povo da Tessália e Adônis, jovem de grande beleza que nasceu da união do rei Chipre com Mirra.

A deusa interferia nas decisões de Hades, buscando sempre interceder a favor dos heróis e mortais. Além disso, ela também sempre estava disposta a ajudar os mortais que a procurassem no submundo.

Hades e Perséfone tinham uma relação calma e amorosa. Um momento de exceção foi quando o deus se sentiu atraído por uma ninfa, chamada Minta. Então, a deusa, por conta do ciúmes, transformou Minta em uma planta.

História de Perséfone 

A deusa era muito bela e por isso, chamava a atenção de muios deuses. Quando raptada pelo deus do submundo, Hades, a mãe de Perséfone, Deméter (deusa da agricultura), foi tomada de tristeza.

A infelicidade da deusa foi tanta, que os alimentos e os campos foram atingidos. Preocupados com o que isso poderia originar, os deuses se uniram para encontrar a filha.

Quando descobriram onde ela estava, Deméter foi pedir a ajuda de Zeus. Porém, Hades não permitiu o retorno da deusa, e ainda fez Perséfone comer o fruto que selaria a união, o romã.

Como consequência disso, ela deveria passar um terço do ano com ele. Dessa forma, durante o período de outono, primavera e verão, ela passaria ao lado de sua mãe, enquanto no inverno, ficaria no submundo.

Esse mito foi utilizado para explicar as mudanças das estações do ano. Então, quando Perséfone estava ao lado de sua mãe, haveria fertilidade, e enquanto ela estivesse com Hades, existiria falta de alimentos.

Curiosidades sobre Perséfone

Confira abaixo algumas curiosidades sobre a deusa do mundo inferior, Perséfone:

  • Quando os deuses Hermes, Ares, Dionísio e Apolo cortejaram Perséfone, Deméter rejeitou-os e escondeu a filha deles.
  • Segundo a mitologia, ninguém poderia morrer sem que a deusa cortasse o fio de cabelo que ligava à vida.
  • Zeus, o pai da deusa, também teve interesse na própria filha. Alguns acreditam que eles tiveram relações enquanto o deus estava disfarçado de serpente.
  • O mito da deusa foi o primeiro a ser narrado por Hesíodo, o poeta oral grego.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário