Queda do Muro de Berlim

A Queda do Muro de Berlim foi um dos eventos mais marcantes do século XX, provocando o declínio do bloco socialista e a reunificação da Alemanha.

O que foi a Queda do Muro de Berlim?

A Queda do Muro de Berlim foi um dos episódios mais marcantes do final do século XX. Ocorreu em novembro de 1989, sendo o evento que evidenciou o enfraquecimento do socialismo no mundo.

A queda do muro rompeu com a divisão da Alemanha Oriental (socialista) e Alemanha Ocidental (capitalista). Tal acontecimento culminou na reunificação da Alemanha.

Resumo

A Queda do Muro de Berlim se relaciona diretamente com o desmembramento do bloco dos países socialistas do leste europeu. A década de 1980 foi marcada pela crise dos países do bloco socialista.

A União Soviética estava enfrentando uma intensa crise que se refletiu nos países que integravam o bloco. Com uma economia ruim e pouca qualidade de vida, a população dos países socialistas começaram a se manifestar contra o regime.

A Alemanha Oriental, já durante a década de 1980, vivia um período de profunda crise, apresentando muitas dívidas bancárias, além de uma infraestrutura arruinada. A população aclamava pelo restabelecimento da democracia e pela reunificação da Alemanha.

O colapso vivenciado pelo sistema socialista intensificava a insatisfação da população do leste europeu. Após o anúncio feito pelo porta-voz do Partido Socialista Unificado da Alemanha sobre a abertura das fronteiras entre a Alemanha Oriental e Alemanha Ocidental, a população se mobilizou.

Ocuparam postos na fronteira e começaram a pular o muro e derrubá-lo por iniciativa própria, na virada do dia 9 para o dia 10 de novembro de 1989. A reunificação da Alemanha foi concluída em 1990. Já a União Soviética se dissolveu em 1991, considerado o ano que marcou o fim da Guerra Fria.

Causas

As principais causas da queda do muro de Berlim foram:

  • Crise do bloco socialista;
  • Crise na economia da Alemanha Oriental;
  • Insatisfação popular com o regime autoritário adotado pelo governo da Alemanha Oriental;
  • Criação de movimentos de oposição ao governo;

Consequências da Queda do Muro de Berlim

As principais consequências da queda do muro de Berlim foram:

  • Reunificação da Alemanha;
  • A Alemanha Oriental enfrentou diversas dificuldades financeiras para conseguir se igualar à Alemanha Ocidental. Tal processo ainda ocorre;
  • Contribuiu para o declínio do bloco socialista do leste europeu;
  • Todos os países do leste Europeu mudaram seus regimes políticos;

O que significou a Queda do Muro de Berlim?

A queda do muro de Berlim significou a decadência do bloco socialista composto pelos países do leste da Europa. Marcou o enfraquecimento do socialismo no mundo, além de representar um desafio aos governantes alemães em modernizar a porção leste do país.

Veja também: Capitalismo 

você pode gostar também
Deixe um comentário