Nazismo
O nazismo foi um movimento ideológico que surgiu na Alemanha após a Primeira Guerra Mundial.
O nazismo foi um movimento ideológico que surgiu na Alemanha na década de 1920, após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918).
Marcado pela valorização do nacionalismo, do totalitarismo e do autoritarismo, o nazismo influenciou profundamente o campo político alemão.
As ideias difundidas foram responsáveis pelo assassinato de milhares de pessoas. O principal líder do nazismo foi Adolf Hitler, que ascendeu ao poder alemão em 1933.
Origem do nazismo
Desde o século XIX habitavam na Alemanha pessoas que defendiam pensamentos extremistas, como a aversão aos judeus, o nacionalismo extremado, o enaltecimento da guerra, e o racismo.
Parte dos alemães acreditavam serem mais nobres que os demais povos, principalmente os judeus. Se consideravam biologicamente “superiores” por serem originários da raça ariana.
Dessa crença surgiu o arianismo que defendia a ideia de que os alemães eram naturalmente superiores aos demais povos.
Além disso, durante o século XX, o nazismo encontrou na Alemanha, um país devastado pela derrota na Primeira Guerra Mundial, um local favorável para a propagação de pensamentos preconceituosos e intolerantes.
O Estado alemão foi considerado o principal causador da Primeira Guerra, por isso, ele sofreu as penalidades mais severas com o fim do conflito.
O Tratado de Versalhes estabeleceu duras penalidades aos alemães, como o pagamento de uma indenização elevadíssima, perca de diversos territórios e a proibição de ter um exército robusto. A população alemã sentiu-se humilhada e indignada com tais sanções.
Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha viveu um período de intensa crise econômica, fato que favoreceu o surgimento e a consolidação dos partidos de extrema-direita.
Com uma economia em ruínas e uma constante desvalorização da moeda, os alemães vivenciaram uma fase marcada pela elevação das taxas de desemprego.
Aliada à instabilidade econômica, a revolta da população aumentava, espalhando violência pelo país. Além disso, havia um sentimento saudosista caracterizado pela ausência de um exército forte.
Foi nesse contexto que o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães surgiu tendo como principal líder do partido, Hitler. Sendo assim, a partir dos anos 1920, o nazismo passou a conquistar terreno na política alemã.
O Partido comandado por Hitler possuía uma organização militar disciplinada e um programa que atacava marxistas, estrangeiros e principalmente, os judeus.
Em 1923, houve uma tentativa fracassada de golpe de Estado. Várias pessoas foram presas, inclusive Hitler. Foi nesse momento que ele escreveu o livro Mein Kampf (Minha Luta). Sua obra é marcada pelo antissemitismo, racismo, nacionalismo extremado e valorização da guerra.
Quando saiu da prisão, ele reorganizou seu partido.
Holocausto
O Holocausto foi o extermínio em massa de milhares de pessoas (judeus, homossexuais, ciganos, negros, etc.) consideradas inferiores à raça ariana.
Ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), ele tinha nos campos de concentração e extermínio os locais responsáveis por matar e aprisionar essas pessoas. O Holocausto foi o resultado final de um processo de aversão a outros povos que vinha sendo construído desde o século XIX.
O fim do extermínio contra os grupos minoritários ocorreu somente em 1945, com o fim da Segunda Guerra.
Características do nazismo
Vejamos as principais características do nazismo:
- Antidemocracia;
- Antissemitismo;
- Racismo;
- Uso dos meios de comunicação;
- Totalitarismo;
- Culto ao líder;
- Centralização do poder;
- Nacionalismo extremado.
Fascismo e nazismo
Tanto o fascismo quanto o nazismo são regimes políticos totalitários que influenciaram ditaduras ao redor do mundo.
O fascismo surgiu por volta dos anos 1910, na Itália, com Benito Mussolini. Já o nazismo surgiu por volta dos anos 1920, na Alemanha, com Adolf Hitler.
O nazismo – responsável pela eclosão da Segunda Guerra Mundial – foi intensamente influenciado pelo fascismo.
Saiba mais em: