Alimentação dos animais

Continue lendo para conhecer os tipos de alimentação dos animais.

0

A alimentação dos animais é a forma com que eles adquirem energia para realizar suas atividades e não ficarem fracos, podendo chegar à morte.

Cada espécie possui uma dieta alimentar própria que pode ser rica em vegetais, outros animais ou ambos. Quando dois grupos de animais vivem no mesmo ambiente e consomem o mesmo alimento, dizemos que elas possuem uma relação ecológica de competição.

Os animais são classificados como herbívoros, carnívoros e onívoros. Veja abaixo as características de cada um deles.

Herbívoros

Os herbívoros são aqueles animais que se alimentam somente de vegetais, alguns grupos podem comer apenas uma parte da planta como raízes, frutos, folhas e néctar, já outros consomem a planta toda.

Os animais desse grupo são considerados primários na cadeia alimentar pois se alimentam dos produtores, ou seja, os seres fotossintetizantes.

Os animais herbívoros que consomem apenas frutas são chamados de frugívoros e os que se alimentam de sementes, de granívoros.

São exemplos de animais herbívoros os bois, veados, gafanhotos, borboletas, zebras, elefantes, etc.

Herbívoros - Alimentos de origem vegetal
Herbívoros – Alimentos de origem vegetal

Carnívoros

Os carnívoros são os animais que se alimentam de outros animais e ocupam posições de consumidores secundários ou terciários na cadeia alimentar.

A relação ecológica entre esses animais é chamada de predação. Dependendo do tipo de alimentação, os animais podem receber nomes específicos como os insetívoros que consomem apenas insetos.

Quando um animal consome outro da mesma espécie, a relação ecológica é chamada de canibalismo.

Carnívoros - Alimentos de origem animal
Carnívoros – Alimentos de origem animal

Onívoros

Os animais onívoros são os animais que se alimentam tanto de vegetais quanto de animais. Esse é o principal tipo de alimentação dos humanos, no entanto, existem pessoas que seguem a alimentação herbívora, chamada de vegana.

Além dos humanos, são exemplos de animais onívoros os porcos, lobos-guará, jabutis, suricatos e etc.

Os tipos de alimentação para cada animal se referem ao sistema digestório que cada um possui. Os dentes e tipos de enzimas são alguns dos fatores que influenciam no tipo de alimentação.

Veja também:

você pode gostar também