Classificação das plantas

0
As plantas são classificadas em quatro tipos, de acordo com suas características. Desse modo, elas podem ser briófitas, pteridófitas, gimnospermas ou angiospermas.

Cada grupo é dividido em vascular e avascular. Que são semelhantes aos vasos sanguíneos que temos no corpo. Eles são responsáveis por conduzir a seiva das plantas.

Sendo assim, no processo, carregam elementos que são úteis e outros que podem ser dispensados.

Plantas vasculares

São aquelas que têm os vasos condutores de seiva.

Plantas avasculares

São aquelas que não têm vasos condutores de seiva.

Briófitas

Plantas avasculares. Sempre vão nascer em locais úmidos, portanto,  precisam muito de água para se desenvolver. Contudo, esse desenvolvimento é bem discreto.

Conhecidas como musgos, as briófitas podem ser encontradas na natureza com facilidade. Porém, elas têm, no máximo, dois centímetros de altura.

Por apresentar cauloide, rizoide e filoides, esse grupo lembra as plantas vasculares. No entanto,  pertencem às avasculares.

Corpo briófitas
Corpo briófitas

Pteridófitas

Plantas vasculares. Ao contrário das briófitas, podem chegar a metros de altura. Elas apresentam raiz, caule e folhas e precisam de água para se reproduzir.

A reprodução das pteridófitas ocorre por meio de gametas que ficam no interior dos soros. Uns pontos pretos que podem ser vistos a olho nu nas folhas.

Um exemplo mais conhecido desse grupo de plantas são as samambaias.

Pteridófita - esquema corpo
Pteridófita – esquema corpo

Gimnospermas

Plantas vasculares. Por terem sementes, esse grupo consegue se reproduzir em local seco. Logo, a água não é necessária para que os gametas sejam fecundados.

As gimnospermas possuem raiz, caule e folhas. Elas possuem pinhas, e são por meio delas  que a planta consegue fazer a fecundação dos óvulos.

Entretanto, para que isso ocorra, a gimnospermas precisam da ajuda externa, seja de insetos ou vento. Depois de fecundado o óvulo origina as sementes denominadas pinhão.

Gimnospermas - esquema corpo
Gimnospermas – esquema corpo

Angiospermas 

São vasculares. Têm raiz, caule, folhas, flores e frutos. Esse grupo constitui mais de 70% de todas as plantas que existem na natureza.

O tamanho das angiospermas varia muito. Dessa forma, pode ser desde uma erva bem pequena, até uma árvore grande. Elas se fecundam através das próprias flores.

Quando a fecundação dá certo, as angiospermas produzem frutos e sementes. Duas coisas que servem de alimento para os animais e o ser humano.

Angiospermas - esquema corpo
Angiospermas – esquema corpo

Veja também:

você pode gostar também