Hera – Deusa dos céus, maternidade e matrimônio

A deusa Heras era conhecida como um ser de personalidade muito forte. Ao lado de Zeus, seu esposo, ela governava o Monte Olimpo.

Hera governava o Olimpo ao lado de seu marido, Zeus, o deus dos deuses. Ela era conhecida como a deusa protetora dos céus, maternidade e matrimônio .

Por conta da infidelidade de Zeus, Hera também era muito ciumenta. Um dos episódios foi com a deusa Calisto, que Hera transformou em urso para separar de seu marido.

A deusa é representada sentada em um trono, com uma coroa de ouro. Além disso, Hera sempre possuía uma túnica cobrindo seu corpo. Seus símbolos eram pavão, vaca e romã, que representavam orgulho, vaidade, abundância e fertilidade.

Quem foi Hera?

Hera, segundo a mitologia, era conhecida como um ser de personalidade muito forte. Ela ainda era marcada pela agressividade, orgulho e principalmente, pelo ciúme. Isso se mostrava através de sua perseguição às amantes de Zeus.

Ainda segundo os mitos, Hera mostrava apenas seus olhos aos mortais e sempre se apresentava com uma coroa na cabeça.

Na Grécia, a deusa tinha sete templos, que foram destruídos pelo herói Herácles, que depois, a aprisionou em um jarro de barro.

Outro ponto sobre Hera, é que sua principal rival era a deusa Afrodite (do amor). Sua vaidade a fazia ter raiva da deusa do amor. Isso se justificava pelo motivo de Hera desejar ser a mais bonita.

História de Hera

Hera ficou conhecida como a deusa mais importante do conjunto de deuses gregos. Ela era irmã de Zeus, mas mesmo assim, ambos se casaram.

A deusa, assim como todos os filhos de Cronos, com exceção de Zeus, foi engolida pelo pai após o nascimento. Ela, assim como seus irmãos, foi vomitada por conta de uma poção criada pelo deus dos deuses.

Juntos, Hera e Zeus lutaram para a deposição de Cronos.

De acordo com algumas lendas, Hera foi a terceira esposa de Zeus, depois de Métis e Têmis. Apesar disso, outros afirmam que os dois se uniram ainda durante o reinado de Cronos. Da relação, foram gerados: Ares, Ilítia, Hebe e Hefestos.

O relacionamento dos deuses não era tranquilo. Por conta da infidelidade de Zeus, Hera tinha muito ciúmes e sempre perseguia as amantes do deus, assim como os filhos gerados fora da união.

Curiosidades sobre Hera

Conheça algumas curiosidades sobre a deusa Hera:

  • A única amante de Zeus que escapou de Hera foi Maia, mãe de Hermes.
  • Hera rejeitou seu filho Hefesto, por ter nascido deficiente.
  • Hefesto, para se vingar da mãe, a deixou presa em um trono de ouro. O encantamento só foi quebrado após o filho da deusa ser embriagado por Dionísio e ainda após a promessa de ter Afrodite como esposa.
  • Mesmo com o mensageiro Hermes, Hera queria uma emissária particular. Por isso, contratou Íris.

Veja também:

você pode gostar também
Deixe um comentário