Você sabe o que é lenda do folclore? As lendas são contos populares narrados por pessoas que os transmitem de geração a geração.
Grande parte das lendas brasileiras têm origens indígenas, contudo, receberam influências das narrativas tradicionais vindas com os africanos escravizados e com os portugueses.
Assim, com o passar do tempo, as lendas foram adaptadas e se tornando mais populares. Mesmo causando estranheza ou encantamento, elas representam o imaginário popular.
Vejamos quais são as principais lendas folclóricas do Brasil.
Lenda da Iara
A lenda da Iara é de origem tupi. Representada por uma bela sereia, Iara significa “Senhora das Águas” e é conhecida por atrair os pescadores com a sua doce cantoria.
Quando atraídos, ela os mata afogados e seus corpos não são mais encontrados. De acordo com a lenda, os homens que conseguem escapar de Iara, voltam à superfície desorientados. Assim, somente um pajé consegue desfazer o feitiço.
Antes de se tornar uma sereia, ela era uma inteligente e bonita índia que causava inveja, principalmente em seus irmãos.
Com isso, tomados por esse sentimento, eles resolvem matá-la. Entretanto, é ela quem consegue matá-los. Como castigo, Iara é jogada na faixa que marca o encontro do Rio Negro e Solimões e, assim, ela se torna uma sereia que passa toda sua existência visando matar os homens.
Lenda do Saci-Pererê
De origem tupi-guarani, a lenda do Saci-Pererê é uma das mais conhecidas do folclore brasileiro.
Ele é um menino negro que possui somente uma perna e usa uma carapuça vermelha que lhe dá poderes mágicos, além de fumar cachimbo.
Quando deseja andar rapidamente, ele usa o apoio de um redemoinho. Muito travesso e brincalhão, uma das coisas que ele mais gosta de fazer é assustar as pessoas.
Lenda da Mula Sem Cabeça
A lenda da Mula Sem Cabeça envolve as mulheres que se relacionam afetivamente com um padre. Quando isso ocorre, elas viram uma Mula Sem Cabeça.
Esse personagem é representado por uma mula que tem uma chama de fogo no lugar da cabeça. Ela assusta tanto as pessoas quantos os animais.
É importante salientar que a história dessa lenda varia de acordo com a região do país.
Lenda do Curupira
A lenda do Curupira também é de origem tupi-guarani e significa corpo de menino. Representado por um menino de cabelos vermelhos e pés virados para trás, o Curupira adora fazer traquinagens, assim como o Saci.
Protetor da fauna e da flora, ele assovia e despista os destruidores da natureza com os seus pés virados para trás. O objetivo é atraí-los para outros caminhos que não sejam os que levam às florestas.
Lenda da Caipora
A lenda da Caipora envolve a proteção da fauna e da flora. Assim como o Curupira, ela protege os animais e as florestas.
Ela ataca, desorienta ou assusta quem tenta prejudicar a natureza. De origem tupi-guarani, Caipora significa habitante do mato.
Com uma pequena estatura, de pelos e cabelos avermelhados, ela aceita presentes de quem deseja explorar a floresta, sendo o fumo seu objeto favorito.
Além das lendas aqui citadas, existem várias outras. Mencionaremos algumas:
- Lenda do Boto-cor-de-rosa
- Lenda do Boitatá
- Lenda do Negrinho do Pastoreio
- Lenda da Cuca
- Lenda da Vitória-Régia
Veja também: